CADASTRE-SE E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES
O ensino fundamental é o período responsável pela educação básica das crianças que possuem entre 6 e 14 anos de idade. Ele é dividido em duas fases distintas:
1° ao 5° ano
6° ao 9° ano
O ensino fundamental Anos Iniciais é um período focado no desenvolvimento intelectual e social do aluno, buscando formar as bases do pensamento por meio de atividades lúdicas e brincadeiras. O mais importante aqui não é apenas o conteúdo das disciplinas, mas auxiliar a criança a moldar sua compreensão e interpretação de si mesma e do mundo que a cerca.
Já o ensino fundamental Anos Finais é caracterizado por um aprofundamento maior dos conteúdos, trabalhando com conceitos mais complexos e interligados. Principalmente nos anos finais, o aluno já começa a estudar as bases teóricas que serão complementadas no ensino médio e pré-vestibular.
Nos itens abaixo, nós produzimos um esqueleto das disciplinas e matérias básicas que regem os dois períodos do ensino fundamental.
As aulas de Língua Portuguesa do ensino Fundamental Anos Iniciais e II são responsáveis por apresentar ao aluno os variados tipos de texto como forma de comunicação e expressão humano, seja por meio de produções jornalísticas, literárias ou mesmo artísticas.
Além disso, nesses anos também se inicia o ensino da norma padrão da lingua portuguesa e o desenvolvimento da leitura e da interpretação de texto.
Uso da prática oral da língua, para o aprendizado de vocabulário e a construção do discurso.
Estudo do alfabeto, das palavras e dos demais signos linguísticos.
Ensino de técnicas de leitura por meio do aumento progressivo da complexidade dos textos.
Apresentação do funcionamento formal da língua para a escrita de textos.
Estudo da norma padrão da língua, por meio do aprendizado de regras ortográficas e gramaticais.
Ensino da linguagem como modo de expressão das sociedades por meio de criações jornalísticas,históricas e de textos de ficção.
Desenvolvimento da leitura crítica e interpretativa.
Produção de diversos gêneros textuais, como cartas e narrações.
O estudo do inglês e do espanhol se faz necessário para formar um jovem capaz de interagir em um mundo cada vez mais conectado e globalizado.
Estudo de regras gramaticais e expansão do vocabulário na língua estrangeira.
Produção oral e escrita, focada em temas presentes no dia a dia.
Utilização da leitura e da conversação para desenvolver a construção de sentidos.
Apresenta a dança, a música, as artes plásticas e o cinema como formas de expressão da criatividade e de comunicação.
Conhecer e valorizar a produção artística de culturas diversas, experimentando a criação de modo individual, coletivo e colaborativo.
Incentiva a criação das diversas formas de arte.
Expande a interpretação crítica da arte enquanto produto de expressão humana e social.
Estuda os movimentos artísticos e seus principais expoentes.
O foco principal da matemática no ensino fundamental é o desenvolvimento do pensamento lógico, estimulado por meio dos estudos da linguagem matemática e da resolução de situações-problemas, sempre contextualizadas às realidades das crianças.
Dá uma noção sobre os números e a compreensão do ato de contar, buscando o desenvolvimento do pensamento numérico.
Estuda os sinais matemáticos e das operações entre números reais e com representações decimais finitas.
Nomeia e representa diferentes formas geométricas, compreendendo o conceito de distância entre dois pontos distintos, por exemplo.
Estuda os conceitos de grandezas e unidades de medida, como centímetros, metros e quilogramas.
Introduz as noções de aleatoriedade dos eventos, através de método lúdicos como o uso de jogos e sorteios, por exemplo. Além disso, ensina as crianças a ler e interpretar dados contidos em gráficos e tabelas.
Resolução de problemas mais complexos envolvendo números naturais (0, 1, 2, 3…), racionais (0, 1, ¼, ½...) e inteiros (...-1, 0, 1, 2...), além dos estudos na área de matemática financeira.
Apresenta os conceitos de variáveis e funções, desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de ler enunciados e transformá-los em fórmulas matemáticas.
Conceitos de congruência e semelhança, estudos dos planos cartesianos e da geometria analítica.
Reconhece as medidas como números relacionados a figuras geométricas e faz a relação entre grandezas distintas.
Aplicações de exemplos de pesquisas e resoluções de situações-problema.
No ensino fundamental, o estudo de temas relacionados à física, química e biologia ficam a cargo da disciplica de ciências.
As experiências do dia a dia são o ponto de partida para o ensino de conceitos relacionados ao estudo da matéria e suas características, como massa, volume e peso, por exemplo.
Uso das experiências das próprias crianças com os animais para ensinar sobre a características dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos.
Desenvolve o pensamento espacial e relaciona-o com a vida na Terra e o Sistema Solar.
Estuda a produção e o consumo de energia, associando recursos naturais a fontes energéticas, como a utilização da água para a criação de usinas hidrelétricas.
Apresenta a fisiologia e o comportamento das diferentes espécies de animais e plantas.
Estuda o corpo humano, a conscientização sobre hábitos saudáveis e a prevenção de doenças.
Estuda os elementos físicos e naturais da Terra e sua relação com a vida humana, além do uso dos modelos científicos para a compreensão de fenômenos astronômicos, como movimento de rotação e incidência dos raios solares.
Entende o ser humano como agente modificador do ambiente e compreende a tecnologia como força propulsora para um aproveitamento menos degradante do planeta. Procura ensinar sobre a importância do uso sustentável dos recursos hídricos e energéticos, além do respeito à natureza e aos animais.
As disciplinas de ciências humanas do ensino fundamental buscam trazer a compreensão dos conceitos e espaço. Além disso, procura apresentar a compreensão das relações sociais criadas ao longo dos anos e das variadas culturas.
Apresenta os conceitos de indivíduo e grupo, de maneira a desenvolver o pensamento geográfico.
Estuda os conceitos de tempo histórico e outros termos importantes para a compreensão da geografia.
Utilização do Brasil e suas regiões como ponto de partida para o estudo de questões geográficas.
Introduz as principais ocupações de trabalho das sociedades, como agricultura e mineração.
Compreende os conceitos básicos de localização geográfica, ensinando à criança que ela está inserida em um espaço (como a escola), dentro de um bairro pertencente à uma cidade; por exemplo.
Reconhece a utilização do meio ambiente pelos seres humanos, para fins de extração ou produção de energia, por exemplo.
Expande os estudos do ser humano como indivíduo pertencente à sociedade, incluindo conceitos políticos, econômicos e sociais, de âmbito local e internacional.
Inicia o estudo de processos produtivos de diversas indústrias, bem como as modificações trazidas pela tecnologia. Estuda as revoluções industriais e as alterações provocadas no ambiente urbano e rural.
Aprofunda o estudo do espaço físico brasileiro, além das relações políticas, sociais e econômicas do país.
Ensina a leitura, a comparação e a interpretação de mapas.
Estabelece conexões entre as sociedades humanas e a utilização do meio ambiente, trazendo questões políticas e econômicas relacionadas aos problemas ambientais.
Estuda os conceitos de globalização e relacionamento entre os países, abordando problemas diplomáticos, blocos econômicos, trocas comerciais e intercâmbios culturais.
Estuda a produção e consumo de energia, principalmente focados na conscientização ambiental.
Preocupa-se na formação de um cidadão que conhece seus direitos, deveres e respeita os valores democráticos e humanos.
Estabelece as noções de indivíduo, além do estudo do “eu”.
Estuda os conceitos de sociedade, formando o pensamento social, insere o estudo do “outro” e “nós”.
Estuda o espaço em que se vive, tanto de maneira física quanto social, abordando as formações urbanas e rurais ao longo do tempo.
Desenvolve o conceito de tempo, ensinando sobre como as ações humanas acontecem ao longo dos anos e modificam o ambiente.
Estuda a organização humana em sociedades, bem como o uso da arte e da cultura como expressão dos povos ao longo do tempo.
Estuda a organização humana em sociedades, bem como o uso da arte e da cultura como expressão dos povos ao longo do tempo.
Destaca os estudos da história brasileira, desde a formação territorial até os dias atuais.
Estuda os diferentes meios de se contar a história, como por meio de documentos históricos, registros e memórias. Além disso, mostra o ensino da leitura crítica das fontes e a busca de mais de uma versão para compreender o mesmo fato.
O ensino fundamental foca principalmente no desenvolvimento intelectual e social do aluno. Nesse sentido, as disciplinas procuram expandir a identificação da criança enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.
Antes de tudo, no ensino fundamental deve utilizar de brincadeiras e atividades interativas para aguçar o desejo pelo conhecimento e formar as bases de cidadania, a compreensão histórica e a interpretação de texto, além do pensamento científico e matemático dos alunos.
Explore as possibilidades, conquiste seus objetivos e transforme seu futuro.