Competência: mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas esocioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Implementação: processo de pôr a Base em prática, em execução. Atividade que deve envolver professores, gestores e governo em diversaspráticas, como por exemplo: revisão doscurrículos, formação inicial e continuada dos docentes, alinhamento dasavaliações, entre outros.
Glossário Educação Infantil
Campos de experiência: campos que organizam os saberes, conhecimentos e as experiências fundamentais a serem possibilitadas às crianças. Sãoeles: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas” e “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Todos eles buscam assegurar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Direitos de Aprendizagem: seis direitos que estabelecem, na etapa da Educação Infantil, condições para que as crianças aprendam por meio de situações em que exerçam papel ativo nos diversos ambientes que as possibilitam construir significados. Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Eixos estruturantes: elementos que devem orientar todas as propostas de atividades da Educação Infantil. São eles: Interações e a brincadeira. Representam a maneira como as crianças se expressam e se envolvem com o mundo ao redor. A partir deexperiências que os contemplam, a criança pode construir conhecimentos por meio de interações e ações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: aprendizagens essenciais que compreendem vivências e conhecimentos, comportamentos e habilidades, e que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos campos de experiências. Todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentam as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.
Glossário Ensino Fundamental
Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética de maneira articulada ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
Anos iniciais: abrange a primeira fase da etapa; professores e estudantes do 1º ao 5º ano.
Anos finais: abrange a segunda fase da etapa; professores e estudantes do 6º ao 9º ano.
Objetos de conhecimento: conteúdo, conceitos e processos que são organizados em unidades temáticas.
Unidades Temáticas: unidades que definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental, adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Glossário Ensino Médio
Itinerário Formativo: “parte flexível” da carga horária do Ensino Médio. Corresponde a 1.200 horas e é um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos, e situações de trabalho que poderá ser escolhido pelos estudantes no Ensino Médio. Pode se aprofundar em conhecimentos da formação técnica profissional e de uma das áreas de conhecimento (Linguagens e suasTecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Ainda, pode ser o resultado do aprofundamento em duas áreas do conhecimento e da FTP.
Objetos de conhecimento: conteúdo, conceitos e processos que são organizados em unidades temáticas.
Unidades Temáticas: unidades que definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Médio, adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.