Como parte dos pilares estruturantes da Pearson Brasil, é sabido que no Sistema de EnsinoCOC presa-se, além de sua tradição e solidez de mercado, por seus pilares de Conteúdo, Avaliações, Serviços e Tecnologia para um Ensino mais Eficaz e Aprendizado em Escala. 

Tudo isso para dizer que trabalhar com o COC é ter muito mais do que livros didáticos ou um portal da escola. Significa que existe um ecossistema de soluções educacionais, apoiado em um forte editorial, formação de professores e o braço de um parceiro confiável: a Pearson Brasil. Para além de ajudar a escola a sistematizar o ensino e aprendizagem do coletivo, o Sistema COC traz em seu DNA o poder de transformar vidas por meio da Educação. 

Para que crianças e jovens aprendam em ambientes seguros, nos quais possam expor suas ideias, ampliar suas habilidades acadêmicas e estar em linha com o que há de mais recente em ensino híbrido, os professores COC são formados continuamente para que as melhores experiências de aprendizagem aconteçam. 

Conteúdo

O Sistema de Ensino COC abraça crianças desde bebês até os adolescentes que estão em seus momentos de decisão de carreira. 

Da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, o editorial do COC traz aos estudantes desafios e reflexões baseadas em abordagens de avaliação baseadas no conhecimento e pesquisas de Cipriano Luckesi, o trabalho com múltiplas inteligências de Gardner e a importância do protagonismo do estudante, seguindo as ideias e práticas de Loris Malaguzzi, reconhecendo em cada indivíduo suas potencialidades e os convidando a expressar sua compreensão, compreendendo que cada indivíduo é capaz de aprender de diferentes formas, construindo conhecimentos significativos e que são capazes de generalizar, avaliar e praticar.

Além de ser constantemente atualizado, o material COC está 100% alinhado à Base Nacional Comum Curricular, trazendo em seu bojo a marca de desenvolvimento dos conteúdos curriculares e objetos do conhecimento por meio de aprendizagem ativa e protagonismo dos estudantes.

A Educação Infantil trabalha baseada na construção de identidade das crianças, oferecendo atividades a serem desenvolvidas em diversos espaços da escola e colocando em jogo seus conhecimentos para que possam aprimorá-los por meio de conversas, experiências, brincadeiras e, finalmente, registro. Os professores da Educação Infantil começam com o berçário, trazendo aos bebês estímulos e atividades que irão desenvolver suas habilidades cognitivas de forma consistente, por meio de contação de histórias, estímulos motores, entre outros.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o contexto da investigação continua forte para que a alfabetização dos estudantes se conclua até o segundo ano. Práticas e reflexões são propostas para que os eixos de aprendizado sejam contemplados e as crianças sejam capazes de atuar e compreender o mundo que as cerca. 

A observação constante e a prática em diferentes atividades trazem às crianças além da compreensão de sua língua, das ciências da natureza, geografia e história, o pensamento lógico-matemático vital para um bom desempenho escolar e cotidiano.

Já nos Anos Finais, a busca pelo refinamento da leitura, escrita, compreensão e oralidade são constantes. A coleção Infinito busca em seu portal demonstrar aos estudantes que não apenas de livros, papel e caneta faz-se o estudo, mas que a tecnologia se acerca de todos os movimentos da escola: do conhecimento à prática. 

Os estudantes são desafiados a colocar em jogo seus conhecimentos frente a novos conceitos e desenhar seus aprendizados, de forma que o que é aprendido é sempre claro e aplicável à realidade que os cerca.

Para o Ensino Médio e Pré-Vestibular, berço do Sistema de Ensino, além da preocupação com uma teoria que possa ser trabalhada não somente em textos, mas em diversas modalidades de comunicação e suporte, o COC oferece aos estudantes exercícios de práticas do ENEM e de grandes vestibulares para que possam ter a sua trilha de estudos definida e preparada para os desafios dos exames. 

Os cadernos destacam trilhas de aprendizagem direcionando jovens para uma rotina de estudos que há de apoiar as escolhas que irão fazer profissionalmente.

Avaliações

O Sistema de Ensino COC não acredita somente em notas. A intensão é oferecer a todos os estudantes, de todos os segmentos, oportunidades de expressar o que já sabem e onde estão suas dificuldades para que os professores sejam capazes de fazerem intervenções bastante pontuais. 

Além disso, oferece relatórios de desenvolvimento para a Educação Infantil, diversos exercícios de avaliação formativa e autoavaliação e, a partir do 4o ano do Ensino Fundamental, as crianças são convidadas a fazer as Avaliações Nacionais, provas que pontuam onde estão as lacunas de aprendizado das séries e dos estudantes para que se preparem de forma adequada para as séries vindouras. 

A avaliação ainda conta com os Simulados para o Ensino Médio e Pré-Vestibular, apoiando os jovens na feitura desses exames e na sua preparação de estudos e busca pela carreira que desejam. Por fim, o apoio do Gerador de Avaliações, disponível no Portal COC, garante aos professores uma diversidade de questões e exercícios para serem utilizados em diferentes modalidades de avaliação.

Serviços e Tecnologia

Um parceiro confiável precisa estar do lado das escolas em tempo integral e compreende o valor da formação de professores – em serviço - e da sedimentação da marca COC como parte da cultura escolar. A proposta de exploração de conhecimentos é estudada pelos professores por meios presenciais ou digitais, como as formações oferecidas pelos consultores pedagógicos, ou os cursos da Academia COC. Todos são certificados em horas e temas de estudo pela Pearson do Brasil.

Os professores, escola e estudantes contam ainda com o Portal COC que, além de apoiar na comunicação com as famílias, traz o repositório de materiais digitais, gerador de avaliações, o My Class, plataforma para desenho e aplicação de aulas, as aulas online para os Anos Finais do Ensino Fundamental, entre diversos outros recursos, inclusive para a Educação Infantil.

Ensino Mais Eficaz e em Escala

Contar com o apoio do Sistema de Ensino Dom Bosco é contar com uma coesão editorial que cresce com os estudantes em todos os segmentos, apoiando professores em seu planejamento e aplicação de aulas, a escola na gestão pedagógica e na formação de professores. 

Tudo isso para que o estudante seja abraçado pelo ensino de qualidade e tenha boas ferramentas para pensar e atuar na sociedade que o cerca. Além disso, o apoio para o estudo e entrada em exames de grandes universidades, coloca os jovens do COC em um patamar que vai além da retenção de conhecimentos: ele é um sujeito capaz de oferecer suas potencialidades para sua comunidade ampla e desenhar seu projeto de vida, não perdendo o olhar para sua autogestão e cuidado.

De acordo com o Consultor Pedagógico da Pearson Brasil, João Luiz Moreira, ter o apoio do COC na sua escola é um grande diferencial. Um Sistema de Ensino que está embasado na concepção pedagógica de Walon, Gardner e Malaguzzi, garante que, desde a Educação Infantil, a criança será respeitada como um ser único e com inteligências e habilidades próprias, que, inclusive, poderão ser desenvolvidas. 

Poder contar com um conteúdo atualizado, um conjunto incrível e eficaz de produtos e serviços, faz com que fique ainda mais evidente que podemos e vamos mudar as vidas das pessoas por meio da Educação.

Tathy Morselli Auriema

Consultoria de Soluções Educacionais

Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil