O fim do ano letivo está próximo, e para as escolas chega o momento de organizar a última de reunião de pais. Nesse encontro, os educadores poderão entregar as notas finais para os responsáveis e conversar com as famílias sobre o desempenho dos alunos. Também é a hora de receber feedback sobre os trabalhos feitos pela instituição ao longo do ano! Por isso, é muito importante planejar e organizar o que será abordado. Acompanhe este post para conferir algumas dicas de como preparar essa reunião!

Defina um roteiro

Para a reunião ter um foco, organize um roteiro do que será dito aos pais, de forma geral e individual. Alguns exemplos são: a adaptação e a socialização dos alunos, os avanços do grupo em relação a autonomia e organização, como foram resolvidos os problemas, e o que os estudantes aprenderam com os principais projetos realizados. Também faça a entrega de relatórios, boletins e materiais produzidos. O papel dos professores é mostrar como seu trabalho foi feito e indicar quais caminhos o aluno poderá seguir para aprimorar suas habilidades. A escola poderá optar por apresentar essas informações de diversas maneiras, seja ela por meio de uma ata de reunião, seja usando o apoio da tecnologia, com uma apresentação de slides, por exemplo.

Convide os participantes

Convide os pais para a reunião com, no mínimo, uma semana de antecedência. Deixe claro o dia da reunião, o local e o horário. Também é importante ressaltar que essa é uma oportunidade para falar sobre questões relevantes para a turma, além dos assuntos individuais dos alunos.

Se possível, alinhe com os pais o melhor horário para essa reunião acontecer, já que muitos deles trabalham e têm outros compromissos que podem impedir sua participação. Disponibilize um meio para que confirmem presença, como e-mail, telefone ou formulário eletrônico.

Organize o local

Defina onde a reunião acontecerá e organize o local para receber os pais. Aproveite para fazer uma atividade dinâmica com as crianças: elas poderão ajudar nesse preparo por meio de desenhos que irão decorar o espaço, por exemplo. Convide os pais a identificar os desenhos feitos por seus filhos. Escreva uma mensagem ou um recado na lousa e também exponha trabalhos e atividades feitas ao longo do ano. Para que os pais sintam-se mais acolhidos, deixe água, café e um lanchinho disponíveis.

Deixe uma mensagem final

Ao final da reunião, relembre a importância dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos e incentive a participação deles nas atividades escolares. Diga quais são as expectativas para as próximas fases da educação escolar e ouça o que os pais têm a dizer também. Além disso, agradeça a presença deles na vida escolar dos estudantes.

Se a equipe pedagógica perceber que alguns responsáveis não compareceram à reunião, entre em contato para marcar uma conversa individual e descubra se há algum motivo específico para o não comparecimento. 

Por fim, apresente os projetos que estão sendo planejados para o próximo ano letivo e repasse algumas orientações para acompanhamento dos estudos das crianças e adolescentes. Afinal, a participação deles é muito importante para alcançar resultados positivos!

Veja outras matérias com dicas para os projetos da sua escola em nosso blog:

4 dicas para organizar uma confraternização de fim de ano em sua escola

6 dicas para deixar a reunião de pais mais dinâmica

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!