Cada ser humano é formado por diferentes experiências, sensações, sentimentos e gostos. Isso faz com que um se diferencie do outro e todos tenham a sua individualidade. Dentro do ambiente escolar, os docentes e a equipe pedagógica precisam compreender isso e respeitar a vivência dos estudantes.

Para te ajudar a entender melhor a importância da individualidade dos alunos da sua escola, separamos alguns benefícios dela para a trajetória de aprendizado de crianças e adolescentes.

Engrandece a vivência escolar

Motivadas por inúmeras mudanças comportamentais da sociedade, hoje em dia as pessoas estão dando mais valor à individualidade de cada um. Dentro de uma escola, isso se mostra algo bastante satisfatório, uma vez que a experiência de alunos, professores e demais colaboradores contribui positivamente para que as relações sejam mais prazerosas e efetivas.

Na sala de aula, os estudantes se tornaram protagonistas do processo de aprendizagem e os docentes dividem esse espaço com eles ao assumirem uma postura acolhedora, que compreende as dificuldades, as facilidades, as motivações e aquilo que não empolga as crianças e os adolescentes. 

Entende-se que cada um desses sentimentos e sensações são causados por causa da vivência que todos levam consigo, independentemente da idade. E isso é extremamente importante para valorizar as diferenças, trabalhar o respeito entre todos e enriquecer os debates sobre temas variados.

Aumenta o respeito pelo próximo

Como falamos brevemente no tópico anterior, a individualidade evidencia as diferenças entre as pessoas, seja nas características físicas, seja nos sentimentos, na forma de pensar etc. Fato é que, dentro de uma sala de aula, onde crianças e adolescentes estão se formando intelectualmente, essas diferenças são muito importantes.

Quando esse tema é abordado pela escola de maneira a mostrar para os alunos que a individualidade é normal e necessária, eles podem aprender com mais facilidade a respeitar o próximo, pois são capazes de entender que eles não precisam ser iguais e que tudo aquilo que foi vivido pelo outro contribuiu para a sua formação. Dessa forma, não há razão para que alguém seja desrespeitado por ser diferente.

Desenvolve a autonomia

Nos dias atuais, muito se discute sobre as habilidades do século 21 e como despertá-las nas crianças e nos adolescentes enquanto estão na escola. Uma dessas características é a autonomia, que está ligada à capacidade de resolver questões por conta própria, ter a iniciativa de buscar conhecimento e informação, conseguir trabalhar individualmente etc.

Nesse sentido, respeitar a individualidade de cada aluno da sua escola é uma forma de estimular essa busca pela autonomia, uma vez que eles se sentem acolhidos com suas próprias características e reconhecem a importância que têm para o meio em que estão inseridos.

Conclusão

Respeitar a individualidade dos estudantes da sua escola ajuda a humanizar o processo de aprendizagem e reconhecer que é preciso dar atenção para as experiências que eles tiveram, pois isso é muito importante para compreender como se comportam na escola.

Gostou deste texto? Então confira nossos outros artigos no blog do COC!