A metodologia do COC é composta por alguns conceitos importantes, que explicam o objetivo das escolas que utilizam o material de ensino do Sistema COC: formar alunos antenados e cidadãos capazes de analisar o meio em que vivemos e tirar suas conclusões acerca daquilo que acontece diariamente. 

Destacamos hoje o conceito de “transversalidade”, que é tão evidente em todas as etapas da formação escolar dos estudantes. A seguir, vamos te mostrar a importância dela no contexto educacional do COC.

O que é transversalidade?

Antes de mais nada, é preciso definir o que é a transversalidade. Esse conceito se refere à prática de contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula de modo a fazer com que o aluno trace mentalmente linhas de pensamento que ajudem a explicar a ação final de um acontecimento.

Nesse sentido, os conceitos de interdisciplinaridade também entram em cena, uma vez que as crianças e adolescentes compreendem que as disciplinas podem estar conectadas, e não são universos alheios uns aos outros. Para explicar um grande fato histórico, por exemplo, é preciso compreender a geopolítica da época, como a sociedade se comportava, os costumes e as tradições. 

A transversalidade no dia a dia do COC

Os materiais didáticos, alinhados com o estilo de aula dada pelos professores do COC, foram feitos e são constantemente atualizados para extrair do aluno aquilo de melhor e mais complexo que cada um pode oferecer. Os docentes, por exemplo, adotam uma postura de tutores e ouvintes dos estudantes, pois entende-se que as experiências vividas pelas crianças e jovens também contribuem para o crescimento intelectual.

Além disso, o Sistema COC de Ensino está diretamente ligado à ideia de levar os estudantes a pensar de forma mais ampla, para que saiam aos poucos do mundo fechado que os cerca e passem a visualizar as várias realidades de maneira mais global e empática. 

Essa mudança na maneira de encarar as situações históricas e cotidianas contribui para o entendimento contextualizado que citamos anteriormente. Isso faz com que eles se transformem em agentes da própria educação.

Os benefícios da transversalidade na educação do COC

Como vimos, a transversalidade na educação traz para a escola e para os estudantes uma maneira diferente de encarar a rotina de aprendizado. Podemos dizer que essa metodologia está alinhada com o que há de mais moderno, já que ela ajuda a desenvolver habilidades relevantes para a vida adulta dos alunos.

Essas características são exigências do mercado de trabalho e da convivência social, e as novas gerações já estão crescendo em um ambiente onde se fala muito mais sobre esses temas. As instituições também estão mais alinhadas com essas habilidades e, portanto, elas podem ser despertadas com mais facilidade.

Entre tantas que existem, a transversalidade está ligada ao desenvolvimento da empatia, da visão de mundo, da capacidade de criar linhas de raciocínio, da facilidade em resolver problemas e da maneira como as pessoas lidam com as adversidades. 

Conclusão

Diante de todo esse cenário, é impossível negar que a transversalidade possui a sua relevância no cenário da educação. No COC, os conceitos e formas de aplicar essa abordagem estão sempre alinhados com o material didático, o corpo docente, a equipe pedagógica e as mudanças na sociedade.

Gostou deste texto? Então confira outros artigos no blog do COC!