Escolher um sistema de ensino para ser usado em sua escola é uma tarefa desafiadora e extremamente importante. É através dele que os professores, educadores e alunos entram em contato com as propostas pedagógicas, materiais didáticos e diretrizes da educação que guiam o ensino dos estudantes. 

Pensando nesse momento de escolha dos donos de instituições e dos mantenedores, vamos te mostrar neste texto como funciona a proposta pedagógica aqui do Sistema de Ensino do COC. Acompanhe!

O que é uma proposta pedagógica?

Antes de entrarmos nos diferenciais que fazem o COC ser sinônimo de sucesso e referência no setor educacional brasileiro, aprovado por docentes e alunos, vamos contextualizar o que é uma proposta pedagógica.

Esse termo se refere à identificação educacional da escola. Isso quer dizer que é por meio dela que a instituição seguirá regras, diretrizes e estilos de ensino e de atuação dos educadores. 

Além de ser de máxima importância para diretores, coordenadores, professores e demais funcionários, a proposta pedagógica deve ser analisada também pelos responsáveis dos alunos, que avaliam se ela é suficiente ou não para guiar a educação de seus filhos. Portanto, ela deve ser acessível para toda a comunidade escolar.

Proposta pedagógica do COC

No COC, acredita-se que a educação não deve ser algo mecânico e com apenas um caminho a ser percorrido. Por isso, a proposta pedagógica se preocupa em fazer com que os estudantes compreendam os temas por meio de teoria e prática. Além disso, entende-se que determinados assuntos podem gerar diferentes opiniões e, portanto, não se deve limitar o raciocínio dos alunos.

Por aqui, não queremos ajudar a formar apenas estudantes que sejam aprovados nos melhores e mais concorridos vestibulares do Brasil e do mundo. Queremos também contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, que entendam o contexto em que vivem e que desenvolvem relações sociais verdadeiras e positivas.

Educação contextualizada

Uma das características mais marcantes da proposta pedagógica do COC é a educação contextualizada, que, de forma interativa e dinâmica, coloca os estudantes em contato efetivo com os conteúdos através de materiais didáticos que conversam com eles.

Despertar no aluno a ideia de pertencimento a uma comunidade é uma missão que a educação contextualizada visa cumprir, apresentando a eles questões relacionadas à cultura, às artes, à história e a outros campos que os fazem enxergar o meio onde vivem com mais atenção e responsabilidade.

Interdisciplinaridade

Para a formação completa do estudante, a organização interdisciplinar das matérias tem como objetivo ampliar a visão de mundo e mostrar de forma prática como diferentes assuntos podem ter diversos pontos de vistas.

Essa ideia interdisciplinar desenvolve a capacidade de criação do pensamento crítico por parte das crianças e adolescentes, habilidade muito valorizada e necessária atualmente e no futuro.

O material didático do COC

Dentro da proposta pedagógica de uma escola, o material didático também deve receber atenção especial quando a qualidade do sistema de ensino for analisada. No COC cada etapa da educação possui uma particularidade que ajuda o aluno a se contextualizar e interagir com os conteúdos.

Na educação infantil, focamos no desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas, emocionais e afetivas. A ideia é que as crianças aprendam brincando e, para ajudar nessa tarefa, apresentamos os Amigos do COC, sete personagens com histórias e características distintas que estão presentes nos livros didáticos e que interagem com os estudantes, deixando o aprendizado mais lúdico e divertido.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, os estudantes passam a ter os primeiros contatos com questões interdisciplinares para começarem o desenvolvimento do pensamento crítico. O material didático é focado na formação de cidadãos.

Nos anos finais do ensino fundamental, os desafios já são maiores e os estudantes são instigados a resolver questões mais complexas presentes nos livros didáticos das diversas disciplinas. Eles também desenvolvem questões práticas, que são mescladas com as teorias, o que proporciona uma maior interatividade entre a temática e o adolescente.

Por fim, no ensino médio e no pré-vestibular, o material didático do COC dá todo o suporte para que os estudantes consigam a aprovação nas universidades do país. Além dos assuntos vistos em sala de aula, eles ainda têm plantão de dúvidas on-line, gerador de simulados com mais de 30 mil questões e videoaulas com mais de 1.200 vídeos para complementar os estudos. 

Oferecemos também, no canal Coach COC no YouTube, conteúdos com orientações de como estudar mais e melhor. Contamos com a colaboração de vários convidados e youtubers creators que vão dar muitas dicas para facilitar os estudos e ajudar nossos alunos a conseguirem as aprovações nos vestibulares.

O COC é uma escola completa, e sua proposta pedagógica está entre as melhores do país. Por isso, na hora de escolher uma para a sua instituição de ensino, confira todos os benefícios que o COC propõem para a sua instituição. Clique aqui e conheça mais sobre nós. 

Em nosso blog você também confere novidades sobre o universo COC. Confira!

Qual a importância de um gerador de avaliações para sua escola?

Diferentes estilos de aprendizagem: como desenvolvê-los em sala de aula?