Você sabe o que é educação humanista e como ela pode estar inserida no ensino da sua escola? O humanismo, como também é conhecida, é uma abordagem que pode fazer parte da proposta pedagógica das instituições. O foco da educação humanista é a aprendizagem dos alunos com um olhar sobre o desenvolvimento da pessoa humana. 

Nesse processo, seus alunos terão a liberdade de escolher as atividades que querem realizar conforme seus desejos e interesses, tanto pessoais quanto do coletivo. O humanismo tem como base as teorias humanistas que focam na particularidade, na singularidade e na complexidade de cada pessoa, levando em conta as motivações individuais. 

A proposta pedagógica do COC e o humanismo

Por meio de sua abordagem sistêmica, que considera múltiplas teorias para dar consistência e aplicabilidade à sua proposta pedagógica, o COC tem como foco principal a concepção didático-metodológica em que o ato de aprender é compreender, transformar, agir e estabelecer relações significativas entre o novo e aquilo que já se sabe. 

Tudo isso sem prescindir das relações afetivas e sociais, importantes para o desenvolvimento de um aprendizado eficaz. E um dos pilares da proposta pedagógica do COC é o humanismo, por isso vamos falar mais sobre ele neste artigo. Acompanhe!

Os princípios da educação humanista

A educação humanista tem alguns princípios importantes a serem levados em conta na proposta pedagógica da sua escola, e que fazem parte do ensino do COC. Os educadores são orientados a seguir essas diretrizes para que a aprendizagem durante as aulas e as atividades escolares aconteçam de acordo com o humanismo. 

Esses princípios, baseados na harmonia entre o ensino técnico das disciplinas e o desenvolvimento das relações humanas, mostram aos alunos que eles têm aptidões para aprender, que a sua aprendizagem é algo essencial para alcançar os objetivos e que, na maioria das vezes, acontece pela ação. Também é importante mostrar que o processo de aquisição de conhecimento fica mais fácil quando eles participam ativamente dele, e não só de forma automática. 

E no ensino humanista, é fundamental explicar que a autoavaliação e a autocrítica estimulam habilidades como a criatividade e autonomia, fundamentais para o crescimento e o aprendizado no século 21.

Conceito de educação humanista

Em resumo, o conceito de educação humanista é elaborar um ensino que se preocupa e foca nas necessidades e no bem-estar do ser humano. Essa abordagem busca unir o aprendizado a estímulos positivos e boas lembranças, o que deve ser aliado às teorias e disciplinas tradicionais da escola, além de mostrar para as crianças e jovens que todas as pessoas devem ter igualdade de oportunidades. 

Por isso, o humanismo incentiva os alunos da sua escola a serem construtores do próprio conhecimento de forma crítica, colaborativa e participativa. Assim como acontece no ensino e na proposta do COC, devem ser trabalhados diariamente valores, como ética e gentileza, para que as relações humanas entrem em harmonia. 

Esses valores guiam os alunos da sua escola para pensarem de forma livre e seguindo seus interesses, porém formando cidadãos críticos, principalmente questionando as ideias que são consideradas um padrão na sociedade. 

A educação humanista no COC

No COC, a educação humanista é trabalhada durante as atividades em grupo, momento em que os alunos participam ativamente do processo e também ajudam os colegas. Assim, os valores que são importantes para a formação humana são praticados diariamente com a interação que acontece entre os estudantes e professores. 

Desde os primeiros anos da vida escolar, os alunos do COC têm contato com o humanismo, que os tornará cidadãos para o futuro, vivendo em sociedade com ética e capazes de tomar decisões de forma independente e consciente. As crianças e os jovens são inseridos na própria educação com o auxílio dos educadores, orientados pelo sistema de ensino. 

Além disso, o ambiente de uma escola que aborda a educação humanista deve ser estimulante e seguro, assim como preza o COC. Por isso, é importante escolher para a sua instituição um sistema de ensino que incentive e abra espaço para o planejamento de debates e aulas práticas que envolvam a realidade dos alunos.

A sua escola deve formar bons cidadãos para o futuro, além de proporcionar o conhecimento das disciplinas essenciais para a formação educacional. Por isso, saiba mais sobre o COC aqui no blog e no site!

Confira outros artigos sobre o sistema de ensino COC.

Entenda como o COC trabalha a interdisciplinaridade na escola

6 ferramentas do COC para auxiliar na aprendizagem dos alunos