O Novo Ensino Médio já está batendo na porta das escolas, e muitas mudanças são esperadas para os próximos anos. Uma delas é o surgimento dos Itinerários Formativos na grade curricular dos estudantes. 

Mas, afinal, o que são eles? É isso que vamos te explicar no texto de hoje. Acompanhe!

O que são os Itinerários Formativos?

Na configuração do Novo Ensino Médio, uma das premissas é dar mais autonomia para os jovens escolherem as disciplinas que mais gostam de estudar. Por isso, foram criados os Itinerários Formativos, nome que se refere aos possíveis caminhos que o estudante pode percorrer e se aprofundar em algumas matérias ao longo dos três anos de ensino médio – seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com os Itinerários Formativos, cada estudante poderá optar por se aprofundar em áreas diferentes do conhecimento, e eles também servem para dar uma base ainda mais forte para a formação acadêmica que os alunos escolherem. Entre as opções estão: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Esse conceito deverá estar presente nas escolas tradicionais, escolas técnicas e profissionalizantes, já que essa mudança interfere na maneira como o Enem será aplicado no futuro, quando o Novo Ensino Médio estiver completamente estabelecido nas instituições.

Carga horária

Uma das consequências da adoção dos Itinerários Formativos pelas escolas, com o Novo Ensino Médio, é o aumento da carga horária anual para os estudantes dos três últimos anos escolares – hoje é de 800 horas/aula e mudará para 1.000 horas/aula.

Entende-se que o ensino em tempo integral é suficiente para comportar essa alteração na grade curricular e, por isso, todas as instituições de ensino devem se adequar para oferecer as aulas em mais de um período.

Direcionamento

O fato dos estudantes terem a liberdade de escolher as disciplinas em que desejam se aprofundar não quer dizer que eles não deverão estudar as outras matérias. Os Itinerários Formativos são uma ferramenta para direcionar as escolhas profissionais dos estudantes.

Todas as escolas ainda deverão seguir a BNCC, que tem as orientações sobre carga horária e disciplinas que devem ser cumpridas até o encerramento do terceiro ano do ensino médio.

Conclusão

A sua escola já está preparada para se adequar ao Novo Ensino Médio e introduzir os Itinerários Formativos no currículo dos alunos? É preciso que haja uma mobilização para que todas as informações sejam passadas com clareza para toda a comunidade de maneira objetiva, já que uma mudança como essa causará dúvidas e muitos questionamentos.

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