A interdisciplinaridade é uma prática de ensino que constrói o conhecimento de maneira ampla, envolvendo assuntos de todas as disciplinas na prática. É fundamental acrescentar as atividades interdisciplinares já nas séries iniciais, mas o sucesso desse método de ensino também depende da boa relação entre os professores na escola e de um bom planejamento.

No COC, as práticas interdisciplinares tecem e alinham a verticalidade e a horizontalidade da matriz de conteúdos para que os professores e os alunos tenham clareza das interfaces entre as disciplinas e das possíveis inter-relações, criando novos conhecimentos de forma relacional e contextual. 

Por meio de textos, charges, poemas e letras de músicas, por exemplo, são feitas sugestões de entrelaçamento dos conteúdos, o que permite o diálogo entre as áreas do conhecimento. O objetivo primordial desse ensino trabalhado no COC é estabelecer possíveis conexões e diálogos entre as disciplinas a partir de um tema central, encontrando soluções para os problemas ou desafios apresentados. 

A relação entre os conteúdos está presente no dia a dia, como em arte, literatura, ciências, matemática, geografia e música, áreas que se integram de forma natural e em diversas situações. Por esse motivo, aplicar a interdisciplinaridade na sua escola é um dos principais caminhos para a gerar interatividade e colocar em prática os conteúdos que são aprendidos. 

Quandos os conteúdos são passados de uma outra maneira, como por meio da interdisciplinaridade, eles são abordados em conjunto, e ainda mantêm os principais aspectos de cada disciplina. Continue no texto e saiba mais sobre o ensino interdisciplinar e como ele está presente no COC!

Como o COC trabalha a interdisciplinaridade na escola?

O COC possui uma postura interdisciplinar nos materiais da educação infantil e do ensino fundamental, a partir de eixos temáticos com conhecimentos entrelaçados, que organizam os conteúdos trabalhados no bimestre. 

Em cada um dos anos, um tema geral passa por disciplinas diferentes, criando uma relação e conectando as matérias. Dessa forma, os alunos da sua instituição têm a oportunidade de construir uma visão ampla sobre o que estão estudando. 

No começo de cada livro do material didático do COC, é apresentado o espaçograma, ou mapa interdisciplinar, que apresenta a relação entre o eixo temático e os capítulos de cada disciplina. Já no final dos livros, a interdisciplinaridade se faz presente pela proposta de realização de um projeto que envolve os conteúdos e temas abordados ao longo dos livros. 

Os conteúdos estudados durante o ano podem ser vistos em mais de uma disciplina escolar. Por isso, entender como a relação deles é construída é um acréscimo ao aprendizado e deixa as aulas da sua escola mais interessantes. O espaçograma mostrará as ligações que os assuntos podem ter, sugerindo pontos de partida para o trabalho interdisciplinar realizado pelos professores em sala de aula. 

No ensino médio e pré-vestibular do COC, a abordagem busca ampliar e consolidar os conceitos de interdisciplinaridade por meio de soluções pedagógicas. Isso é feito pela contextualização dos temas e apresentações de conceitos inseridos no cotidiano, assim a compreensão do conteúdo é ampliada.

Como a interdisciplinaridade pode ser colocada em prática na escola?

Veja abaixo as maneiras como a sua escola pode aplicar um ensino interdisciplinar:

  • Dando flexibilidade aos professores para aplicar os conteúdos.
  • Fazendo um bom planejamento pedagógico para as atividades interdisciplinares, de forma que se encaixem na rotina escolar.
  • Utilizando recursos digitais para que os professores desenvolvam as atividades em sala de aula, assim os alunos ficam mais atentos.
  • Organizando atividades lúdicas, como jogos em equipe ou peças de teatro. 
  • Usando materiais didáticos interdisciplinares, como os do COC! Com isso, os professores têm um apoio no planejamento das atividades, além de facilitar a organização de ideias e dinamizar o aprendizado com os recursos on-line que também são oferecidos.

Lembre-se de que é importante que a interdisciplinaridade seja adotada após conversar com o corpo docente da sua escola e montar um planejamento ideal para que essa prática seja trabalhada durante as aulas de cada matéria. Dessa forma, é possível garantir um aprendizado linear de todos os assuntos que são ensinados ao seus alunos.

Quer saber mais sobre o ensino do COC e a interdisciplinaridade? Então acompanhe o nosso blog e confira outros conteúdos:

Como trabalhar a interdisciplinaridade na sua escola

Qual é a importância de um ensino interdisciplinar para os jovens?