Nos últimos meses, as aulas a distância foram adotadas por diversas instituições de ensino. Com isso, os professores também precisaram adequar suas aulas para o ambiente virtual. Embora alguns pensem que o procedimento consiste em apenas gravar e colocar o conteúdo na internet, não é bem assim. Existem uma série de cuidados que precisam ser tomados para que o material esteja adequado e acessível para os alunos! Neste texto, você verá dicas de como os professores podem dar boas aulas a distância. Confira!

Planeje as aulas

Assim como já acontece com as aulas presenciais, é preciso planejar as aulas virtuais. Assim, o professor poderá seguir uma linha de raciocínio nas explicações dos conteúdos. Além disso, os docentes precisam seguir o plano pedagógico da escola. Afinal, o planejamento das aulas deve ser baseado nele para que nenhuma informação seja esquecida!

Escolha um bom cenário

Estabelecer um local adequado para dar as aulas também é importante para sua qualidade. Primeiro, os professores devem escolher um ambiente que seja silencioso e iluminado. Uma dica é evitar ficar de costas para janelas, para que a luz não atrapalhe quem está assistindo à aula. Além disso, é importante ser cuidadoso para não deixar à vista objetos que possam distrair os alunos durante as suas explicações, como os que se mexem ou que tenham uma cor muito chamativa.

Cuidado com os equipamentos

Antes de iniciar a gravação ou sua aula ao vivo, teste os equipamentos que serão usados, como câmera, microfone e iluminação. Assim, você corre menos risco de ser pego de surpresa com algum problema na hora da sua aula. Além disso, confira se o conteúdo final está com boa qualidade. 

Conheça a plataforma

Nem todas as escolas têm acesso a uma plataforma digital, em que é possível armazenar as aulas e manter um bate-papo com os alunos. Por isso, procure saber quais funções o programa escolhido para ministrar as aulas oferece. Por exemplo: compartilhamento de tela, envio de arquivos, canal de conversa por texto etc. Com essas informações, o professor consegue adequar ainda mais o seu conteúdo nas aulas a distância. 

Dê aulas dinâmicas

Com os alunos em casa e assistindo às aulas pelo computador, o professor precisa lidar com os desafios de manter a atenção durante suas explicações. Por isso, dê aulas dinâmicas, utilizando os recursos do próprio computador. Caso seja possível, utilize também as ferramentas disponíveis nas plataformas das aulas, buscando interagir com os alunos a todo momento.

Além dos desafios dos conteúdos, os professores também precisam estar atentos à qualidade técnica dos aparelhos usados nas aulas a distância. Afinal, é importante que eles sejam de boa qualidade.

Continue no blog do COC e confira nossos outros materiais!

Conheça as plataformas para realizar aulas on-line

Como criar um clube de leitura na escola