Nos vestibulares, a redação costuma ter um grande peso na nota final e, por isso, pode definir o destino dos candidatos. Para que eles alcancem bons resultados, as aulas de redação são superimportantes durante o ano letivo. Neste texto, vamos te mostrar dicas para planejar uma aula de redação interessante e eficiente para os alunos. Acompanhe!

Trabalhe com os estilos de redação mais comuns

As provas dos vestibulares têm diferentes estilos, portanto é natural que na redação sejam pedidos tipos distintos de textos. Então, separe os mais comuns, pegue exemplos de temas recorrentes e explique aos alunos as características de cada tipo textual. Além disso, peça que eles produzam redações nos diferentes estilos.

Incentive a leitura

Produzir uma redação de qualidade não envolve apenas saber escrever, não é mesmo? Por isso, incentive os seus alunos a criar o hábito da leitura. Mostre a importância dessa rotina para aumentar o vocabulário e o entendimento sobre gramática e, principalmente, para ajudar a desenvolver a criatividade.

Leve notícias do cotidiano

Manter-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo também é essencial, pois muitos temas de redação são relacionados aos acontecimentos da atualidade. Durante o ano letivo, leve propostas de redação de diferentes assuntos para que os alunos pensem sobre eles e desenvolvam um raciocínio lógico.

Ensine a estruturar a redação

Para que a redação não fique sem pé nem cabeça ou com informações “jogadas”, é preciso estruturar as ideias, organizar as informações e desenvolver o texto com calma. Mostre aos seus alunos a melhor maneira de fazer isso e a importância dessa prática, evitando que eles percam pontos na avaliação por falta de coerência e coesão. 

Nesse processo de estruturação, mostre que é importante que o estudante saiba para quem ele está escrevendo, qual a linguagem mais adequada e quais as ideias mais relevantes para serem colocadas no texto.

Leve modelos de boas redações

Criar um texto é um processo bastante pessoal. Cada um tem um estilo para escrever e, por esse motivo, alguns alunos podem ficar confusos sobre existir ou não uma “fórmula mágica” de escrita. A verdade é que não há uma única maneira de escrever um bom texto. Para eles entenderem essa questão e terem mais liberdade na hora de criar, mostre exemplos de redações sobre um mesmo tema que foram desenvolvidas com ideias diferentes, mas que alcançaram bons resultados.

Produzir um bom texto é um processo que exige muita prática, por isso as aulas de produção textual são tão importantes. Além disso, elas precisam ser planejadas com atenção para que os alunos consigam melhorar a qualidade dos seus textos. Se você quer saber mais sobre redação, confira outros materiais no blog do COC!

Motivos que podem zerar ou anular a redação do Enem

Como fazer uma redação dissertativa

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!