Durante todo o período escolar, os jovens são estimulados a desenvolver diversas habilidades; entre elas, o pensamento crítico. Muitas vezes, porém, os alunos podem ter receio de expor suas ideias e opiniões na frente de toda a classe. Por isso, neste texto iremos te mostrar algumas dicas para ajudar a despertar o pensamento crítico em sala de aula. Acompanhe!

Incentive o debate

Pense em assuntos que sejam interessantes para seus alunos e que estimulem o debate entre eles. Assim eles sentirão maior proximidade com o tema e terão mais facilidade de expor suas ideias. 

Você poderá, por exemplo, pedir para que eles falem sobre questões escolares, do que eles gostam e o que mudariam em suas rotinas, sempre incentivando que eles elaborem argumentos para embasar suas opiniões. Desse modo, é possível mostrar que é necessário desenvolver uma linha de raciocínio para emitir uma opinião coerente.

Valorize as diferentes opiniões

Enquanto o debate estiver acontecendo, é possível que surjam diferentes pontos de vista sobre uma mesma questão. Por isso, é preciso que o professor saiba mediar a discussão, mostrando que é fundamental respeitar a opinião do outro e dialogar com o diferente. Assim você demonstra de maneira clara para o aluno que todos têm espaço para emitir suas próprias opiniões.

Deixe os alunos proporem temas 

Deixe seus alunos livres para propor temas para os debates. Além de incentivar a autonomia, eles poderão conduzir a dinâmica e aprender, na prática, a importância de respeitar o tempo de fala e as opiniões dos colegas. Isso, sem dúvidas, será muito relevante para o futuro de cada um!

Incentive a leitura

A leitura é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, já que apresenta diferentes pontos de vista e ensina o aluno a organizar argumentos de maneira clara e precisa. Nos livros, os alunos poderão encontrar narrativas diversas, novas palavras e estruturas de pensamento que os ajudarão no momento de refletir e expor suas próprias opiniões.

Incentivar o pensamento crítico e a exposição de opiniões durante o período escolar é importante para que os estudantes reconheçam a importância de expor suas ideias e dialogar com as diferenças!

Se você gostou deste texto, continue no nosso blog e veja outros posts.

Dislexia: o que é e como lidar

Estudo do meio: a importância de incluí-lo no calendário escolar

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!