As aulas a distância se tornaram uma prática regular para diversas instituições de ensino nos últimos meses. A necessidade de manter o contato com os alunos, adaptar as aulas e encontrar uma plataforma adequada para expor os conteúdos obrigou as escolas a pensar em alternativas para continuar ensinando os seus alunos. Neste texto, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem ser usadas para realizar aulas on-line. Acompanhe!

Samba Tech

A plataforma permite a hospedagem de aulas, cursos, exercícios, documentos digitais e arquivos de foto e vídeo. Os alunos podem acessar os materiais a qualquer momento e de maneira intuitiva, portanto, sem grandes dificuldades. Para os professores, a plataforma é ainda melhor, pois ela mesma faz a conversão dos vídeos para o formato ideal, além de oferecer um relatório completo sobre os materiais acessados, o número de visualizações, os arquivos baixados etc.

Zoom

A plataforma de chamadas de vídeo é uma das mais utilizadas atualmente pela capacidade de juntar muitas pessoas em uma única chamada, e também pela possibilidade de compartilhamento de tela e de fotos, vídeos e arquivos de texto. Os professores criam as salas virtuais, enviam os links para os alunos e todos entram para assistir às aulas.

EAD Box 

Essa é uma das plataformas mais usada para hospedar cursos on-line e é uma alternativa viável para as instituições de ensino que planejam seguir com o método de aulas a distância por um tempo. Além das vantagens de compartilhamento de materiais, há a possibilidade de assistir às aulas ao vivo, e os alunos podem baixar o aplicativo no celular.

Microsoft Teams

Com funcionamento semelhante ao do item anterior, o Microsoft Teams está entre as opções mais usadas do mercado. Para utilizá-lo, basta que uma pessoa crie a sala virtual e passe o link para os demais usuários. A sala pode ter diversas pessoas, e os membros podem participar por voz e vídeo ou apenas por voz.

Apollo

A ferramenta permite a criação de aulas on-line, o compartilhamento de arquivos de diferentes tipos de materiais de estudo e, no plano mais básico, a presença de até mil alunos associados a um curso. No Apollo existe ainda um ambiente virtual de conversa, onde acontecem debates e discussões sobre temas propostos pelos professores.

As aulas on-line são alternativas para os momentos em que não é possível comparecer fisicamente a escolas, faculdades e cursos em geral. Por isso, é fundamental que as instituições de ensino tenham alternativas para oferecer seus cursos a distância.

Confira outros materiais que estão no blog do COC. Acesse!

Como usar a tecnologia no ensino a distância?

Dicas para organizar a escola na volta às aulas