Sabemos o quanto é importante manter todos os processos burocráticos e administrativos de uma escola em dia. Além disso, também é preciso estreitar a relação da escola com a comunidade. Em meio a tantas atividades, uma extremamente importante pode ser esquecida: o cuidado com a sinergia, isto é, com a colaboração entre os professores.

Para que você consiga trabalhar diferentes formas de participação e interação entre os docentes da sua escola, o COC listou algumas dicas especiais! Confira:

Estabeleça canais de comunicação interna

Para que todos os professores estejam alinhados às diretrizes da escola e também cientes das decisões que são tomadas ali, é importante manter uma comunicação interna eficiente. Por isso, é possível considerar a utilização de meios de comunicação on-line e interativos, como e-mail e mensagens de celular. Por meio deles, as informações podem ser repassadas mais rapidamente, respeitando os horários de cada professor.

Outra estratégia é a utilização de planilhas e relatórios on-line, que podem ser preenchidos e acessados de qualquer computador ou smartphone, diminuindo o acúmulo de papéis. Desse modo, todos podem ter acesso ao que seus colegas estão fazendo. Ações como essas podem parecer simples, mas podem agilizar e facilitar muito a rotina de um professor.

Separe horários para reuniões

As reuniões também são estratégias indispensáveis para a troca de informações e para a participação dos professores nas decisões da escola.

Nessas reuniões, é importante incentivar o diálogo aberto sobre as dificuldades que eles enfrentam e analisar as situações a partir das sugestões e diferentes opiniões. Respeitar os diversos posicionamentos enriquece o processo de tomada de decisões e favorece o sentimento de pertencimento dos professores de sua escola.

Estabeleça funções

O conceito de gestão descentralizada é uma das melhores formas de valorizar o talento dos seus professores em projetos específicos, já que designar um responsável demonstra o quanto você confia em sua equipe para a resolução de problemas. Ao mesmo tempo, isso alivia certas responsabilidades de sua gestão, que poderiam ser resolvidas por outras pessoas. Mas lembre-se: os envolvidos devem estar cientes de todas as ações. Para isso, inclua essas pautas em suas reuniões periódicas!

Agende atendimentos individuais

Agende feedbacks para ouvir as opiniões e considerar as soluções para os problemas pontuais de cada professor. É fundamental que o professor saiba que você aprecia o seu trabalho e estará lá para dar todo o suporte necessário.

Esteja aberto a sugestões

Do mesmo jeito que dar feedbacks sobre o trabalho dos seus funcionários é importante, também é essencial ouvir as opiniões sobre o seu próprio trabalho como mantenedor. Peça feedback aos professores e outros funcionários da escola e procure aperfeiçoar a sua gestão!

Você tem mais dicas de como trabalhar em colaboração com os professores da sua escola? Participe e comente embaixo métodos que você já utilizou em sua escola.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!