Falar sobre os acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo é algo importante para ser acrescentado no planejamento escolar do ano letivo, principalmente no terceiro ano do ensino médio que antecede o vestibular. Nessa época, os alunos ficam ainda mais conectados às notícias de diversos veículos jornalísticos para saber dos assuntos relevantes que podem cair nas provas. 

Além de serem assuntos importantes para se ter um bom desempenho no vestibular, falar sobre as atualidades é fundamental para os estudantes desenvolverem o pensamento crítico e terem exemplos reais dos conteúdos que aprendem nas disciplinas em sala de aula. 

Quer saber como conectar as atualidades que podem cair no vestibular aos conteúdos escolares? Acompanhe o texto!

Desconstrua as notícias 

Reúna matérias de mídias on-line ou de jornais impressos (sempre de fonte confiável!) que tenham relação com um assunto que está sendo visto em sala de aula durante o ensino de uma disciplina. Pode ser algum acontecimento político para discutir na aula de história ou algo relacionado à natureza para ser visto nas aulas de geografia e biologia, por exemplo.

Os professores também podem pedir para os alunos escolherem notícias que tenham relação com uma ou mais matérias e, durante o planejamento de um projeto, integrarem as disciplinas para organizar a conversa.

É importante identificar quem, o que, onde, quando, como e por que determinado fato aconteceu para que eles possam compreender e interpretar melhor o texto. Além disso, os alunos devem ser incentivados a fazer questionamentos pessoais e sociais em relação aos assuntos e a compartilhá-los com os colegas. 

As informações sobre o acontecimento que está sendo desconstruído podem ser organizadas em um painel, e os professores podem pedir para os alunos realizarem trabalhos como redações ou linhas do tempo. Dessa forma, é possível visualizar melhor os pontos mais importantes a serem debatidos e relacionados em cada disciplina que é cobrada no vestibular.

Realize a leitura de imagens

Outro exercício para se fazer em sala de aula com os alunos é a leitura de imagens. Os estudantes são incentivados a compreender as imagens que acompanham os textos, como fotos e charges que podem demonstrar algum ponto de vista da publicação, apontar críticas ou mostrar informações que complementam a notícia. 

Os estudantes também podem ser apresentados a uma imagem atual sem texto, fazendo a leitura imagética. Nessa prática, eles vão falar o que acham que está sendo retratado na imagem e qual é a mensagem que ela traz. E o professor pode pedir que compartilhem opiniões e perguntar com qual assunto da disciplina aquilo se relaciona.

Relacione os fatos com as disciplinas

Para que os alunos compreendam os atuais acontecimentos do mundo, os professores devem incentivá-los a relacionar esses eventos com outros que já aconteceram em períodos distintos da história dos locais em questão. Eles podem ser questionados sobre os motivos para que tais situações reapareçam novamente na sociedade, por exemplo. 

Podem ser usados livros de história, notícias de jornais antigos, poemas, filmes, documentários, obras de arte, entre outros materiais que podem mostrar críticas ou discussões da época para os alunos refletirem e analisarem o assunto. Nesse exercício, os estudantes pensarão em como a vida de cada um deles pode ser afetada, além da sociedade, por situações atuais; um exemplo disso são as questões raciais em diversos países.

Organize debates 

Como citamos em alguns tópicos acima, a análise e o compartilhamento de opiniões sobre as atualidades podem gerar debates. É interessante que os professores organizem esses momentos de diferentes formas para que seja algo saudável para todos. Os estudantes vão expor suas visões e, conforme o andamento do debate, defender ideias e argumentar.

É importante que eles encontrem soluções para os problemas em discussão, desde atitudes individuais até as que podem ser tomadas em sociedade. No debate, o professor deve ser um mediador e sempre estimular o respeito às diferenças para gerar uma troca positiva sobre o assunto.

Os jovens vivem conectados por muito tempo e recebem diversas informações rapidamente, por isso é importante que os professores incentivem a conversa sobre atualidades, principalmente durante o preparo para os vestibulares. Além disso, os educadores também precisam estar bem atualizados para eventuais perguntas que os alunos venham a fazer durante as aulas.

Confira outros conteúdos sobre Enem e vestibulares no blog do COC:

5 recursos que toda escola deve oferecer aos alunos do ensino médio

Qual é a importância de um ensino interdisciplinar para os jovens?