Sabemos que a transição do ensino fundamental para o ensino médio pode causar estranhamento e dificuldades para alguns alunos. Por isso, a escola pode trabalhar essa mudança aos poucos, para que eles se acostumem com uma rotina de estudos mais puxada, como normalmente acontece.

No COC, esse cuidado é tomado durante os anos do ensino fundamental - anos finais, e você vai conhecer agora algumas soluções para adotar na sua instituição e contribuir para um aprendizado mais proveitoso para os estudantes. Acompanhe!

Material didático semelhante

É natural que o fluxo de conteúdos do ensino médio seja maior do que o do ensino fundamental. Nessa realidade, os materiais didáticos trazem mais informações, mais exercícios e mais disciplinas também. Dessa forma, os estudantes do ensino fundamental - anos finais que convivem com livros mais densos conseguem se adaptar mais facilmente no ano seguinte.

Além disso, em algumas instituições pode acontecer também de o tipo de metodologia de ensino adotada ser diferente nos diversos níveis. Se esse for o caso da sua escola, é fundamental que haja um período de adaptação ainda mais direcionado.

Ciclo de simulados

No COC, os alunos recém-chegados ao ensino médio participam de ciclos de simulados e avaliações, com o intuito de diagnosticar o grau de compreensão em algumas disciplinas, visando assim saber com clareza os pontos que precisam ser trabalhados com mais rigor e aqueles que já estão compreendidos e memorizados.

Além disso, esse processo é relevante para que os estudantes se acostumem com o estilo de prova, os tipos de exercícios e o conteúdo cobrado nos exames. Nesses ciclos, os professores podem utilizar um banco de dados extenso do site do COC, com questões que foram aplicadas em vestibulares de todo o país em anos anteriores. 

Isso é importante também para que, aos poucos, os alunos compreendam que durante o ensino médio o tema “vestibular” é recorrente e, por isso, é necessário se preparar de todas as formas para encará-lo ao final do terceiro ano.

Palestras e orientações

As soluções práticas são tão importantes quanto uma boa conversa com os alunos, por isso as palestras e a orientação são peças importantes desse processo de mudança. A equipe pedagógica do COC é orientada a trabalhar temas que envolvem esse período da vida com os adolescentes, a fim de desmistificar as ideias que a ida para o ensino médio pode envolver.

Além disso, a sua escola pode promover também uma integração entre os estudantes mais velhos que já passaram pela situação de sair do ensino fundamental e ir para o ensino médio. Esse encontro pode ser bastante significativo para os que estão vivenciando essa passagem. Saber mais sobre as atividades na prática e conversar sobre as melhores estratégias de estudos, entre tantos outros macetes, vai fazer bem aos alunos.

Conclusão

Compreender que o impacto dessa mudança pode ser forte na vida dos estudantes é uma atitude interessante da sua escola ter, assim como oferecer a eles um ambiente que os prepare para o futuro e os acolha da melhor maneira possível.

Gostou deste texto? Então confira outros artigos no blog do COC.