O ambiente escolar é uma teia de funções codependentes. Ou seja, assim como os professores dependem da escola, a escola também necessita dos professores para que todos prosperem e consigam levar o aprendizado para os alunos. Nessa relação, a motivação pode ser  um ingrediente essencial, gerando frutos nos resultados da escola. Confira algumas dicas de como manter o seu corpo docente motivado:

Dê feedbacks

Não é preciso conversar só quando houver algum problema: elogios são fundamentais para manter qualquer funcionário motivado. Anote os pontos positivos e os que ainda precisam melhorar e converse com eles. O corpo docente é uma das principais estruturas da comunidade escolar, então é essencial que eles se sintam parte da escola e possam cumprir seus papéis como educadores.

Permita a descontração nas reuniões

As relações de hierarquia são importantes, mas o bom relacionamento entre a escola e os professores é ainda mais relevante. Isso não significa transformar em agito todos os momentos de reunião, mas deixe claro que os seus docentes têm a liberdade para expressarem suas opiniões, por exemplo. O contato direto com a sala de aula permite uma perspectiva diferente para quem está na direção. É fundamental que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar conhecimento e o seu ponto de vista não só com os alunos, mas também com a administração escolar.

Estimule a busca por novos conhecimentos

A busca constante por novos métodos de educação interfere não só na qualificação da equipe, mas também na reputação da marca que a escola carrega. As exigências do mundo moderno fazem com que os profissionais estejam cada vez mais aptos a se adaptarem às situações. Existem diversas maneiras de adquirir novos conhecimentos, seja em cursos livres, seja em pós-graduações e afins. Investir na formação dos professores é também investir no sucesso da comunidade escolar.

Faça dinâmicas motivacionais regularmente

Apesar de parecer uma atitude simples, as dinâmicas são maneiras de investir nos profissionais. Há quem argumente que as dinâmicas são perda de tempo, mas com elas é possível atingir grandes resultados a curto prazo,  já que, muitas vezes, o que falta no ambiente profissional é a capacidade de as empresas motivarem seus funcionários. O investimento de tempo e de recursos retorna com a boa prestação de serviço dos professores, resultando na satisfação dos pais e alunos. Como já foi dito anteriormente, o relacionamento entre escola e professores é fundamental. As dinâmicas motivacionais são capazes de manter acesa a vontade de melhorar e demonstram reconhecimento da importância que os profissionais têm para a instituição. Estar motivado significa estar disposto a realizar qualquer tarefa com êxito.

Ofereça uma boa estrutura de trabalho

De nada adianta esperar um bom serviço dos professores e não dar estrutura suficiente para que eles possam fazer o seu trabalho com eficácia. Por vezes, a falta de estrutura faz com que os docentes se sintam limitados para exercer toda a capacidade que possuem. O ambiente escolar necessita não só de uma boa estrutura física, mas de um corpo administrativo atencioso e presente, que dê auxílio  para que os professores possam atuar de forma adequada.

Trabalhar em sinergia com os professores é um dos maiores diferenciais que a sua escola pode ter. A motivação, o trabalho em equipe e, principalmente, a valorização do corpo docente são fundamentais para que o negócio decole.

Um relacionamento saudável é a base para o sucesso de qualquer lugar, ainda mais  em uma instituição de ensino. A falta de motivação é um problema que pode ser solucionado facilmente com algumas estratégias, por isso não perca a oportunidade de incentivar os professores da sua escola.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!