Um dos grandes desafios dos professores é manter a concentração e o foco dos alunos durante as aulas. Existem algumas coisas que podem ser feitas para que os conteúdos sejam passados com clareza aos estudantes. Por isso, reunimos neste texto cinco dicas para te ajudar com essa tarefa. Confira!

Interatividade

Nem sempre é possível fazer em todas as aulas, mas, quando for, elabore aulas diferentes e interativas. Use recursos tecnológicos para explicar o conteúdo e leve materiais diferentes para que os alunos possam manusear e ter mais contato com aquilo que está sendo explicado.

Organize a sala de outras maneiras

Você sabia que até a disposição das cadeiras em que os alunos se sentam pode facilitar a perda de concentração e de foco deles? Por isso, organize-as com maneiras diferentes no espaço da sala, para evitar que um aluno fique olhando as costas do outro e que eles usem isso para esconder celulares ou outras distrações. Uma alternativa é colocá-los sentados em forma de "U", assim todos conseguem se olhar e você consegue ter um contato mais próximo com todos durante as suas explicações.

Tom de voz

Preste atenção no seu tom de voz durante as aulas para evitar que os alunos que se sintam mais afastados e/ou tenham dificuldades para escutar seus apontamentos, pois, uma vez que esses estudantes não conseguem compreender com clareza o conteúdo, as chances de eles perderem o foco é grande. Portanto, mantenha um tom de voz que não seja muito baixo, e nem alto demais a ponto de incomodar. Caso sinta a necessidade, pergunte aos alunos das últimas fileiras se eles estão escutando bem o que você diz. 

Faça pausas

Para os dias em que há conteúdos que exigem muita concentração dos estudantes, uma boa dica é fazer pequenas pausas durante as explicações. Dê um tempo para que os alunos absorvam tudo o que foi passado e para que possam relaxar por alguns minutos, como levantando da cadeira, tomando água e indo ao banheiro. Combine com eles que os intervalos acontecerão caso haja uma colaboração de toda a turma, para que todos prestem atenção e mantenham-se focados durante a aula. 

Use uma linguagem acessível

Se estamos ouvindo alguém falar de maneira extremamente formal, é natural que tenhamos dúvidas sobre o significado de uma palavra ou outra, fazendo com que a gente não consiga assimilar a mensagem por inteiro, ou até perca o foco daquilo que está sendo dito. Isso também acontece na sala de aula, quando os professores decidem usar uma linguagem muito formal para explicar o conteúdo. Portanto, opte pelo mais básico, para garantir que os seus alunos consigam compreender a sua fala.

Acima de qualquer coisa, é necessário mostrar aos alunos a importância de prestar atenção nas aulas, para que eles consigam tirar boas notas e evitem as temidas recuperações e exames finais, por isso o foco nas aulas é essencial.

Continue no blog do COC e confira outros materiais.

Como aplicar as tendências de tecnologia na sua escola

Dicas para planejar uma aula de redação