Nem sempre é fácil lidar com as dificuldades e os desafios que a relação entre escola e alunos proporciona.  A avaliação dos alunos, por exemplo, é fundamental não só para que possa ser medido o que foi absorvido por eles em relação ao conteúdo, mas também para analisar como está o ensino da instituição em geral. Já que a recuperação pode ser um problema comum nas escolas, é fundamental encontrar maneiras de lidar com essa situação, de modo que os alunos possam ter um melhor aproveitamento.

Entender os desafios de cada aluno

O rendimento escolar não está necessariamente ligado ao interesse dos alunos, já que algumas vezes existem outros fatores que influenciam nesse processo. É fundamental identificar os motivos que os levaram a ficar de recuperação. Problemas pessoais, dificuldade de aprendizado, desinteresse e diversos outros motivos podem influenciar no rendimento escolar. A partir do momento que os motivos forem compreendidos, é muito mais fácil criar uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento desse alunos e, principalmente, fazer com que de fato aprendam nesse momento da recuperação.

Mudar a visão dos alunos sobre a recuperação

É comum encontrar alunos que acreditam que a recuperação é uma punição. Isso é um engano e deve ser evitado. Acima de tudo, é importante que eles mesmos reconheçam a nova chance de aprender corretamente determinados conteúdos. A recuperação é uma forma de as crianças e adolescentes terem um novo contato com a disciplina que tiveram dificuldade de aprender durante o período letivo. Para isso, é fundamental que os professores tenham paciência e dinâmica para lidar com cada uma das dúvidas e fazer com que eles aprendam o conteúdo necessário.

Foco no aluno

É essencial ter em mente que a recuperação tem como foco o desenvolvimento adequado dos alunos. Os motivos que levaram a esse resultado nem sempre podem ser sanados, mas é possível encontrar diferentes possibilidades de suprir as carências em relação ao conhecimento dos alunos em questão. Novas dinâmicas, novas formas de explicação e aulas lúdicas, ajudam na absorção de conteúdos de maior dificuldade. O foco no que o aluno precisa para superar essa fase é de extrema importância para o sucesso não só dos estudantes, mas também para o desenvolvimento da instituição de ensino.

Acompanhamento do desempenho

É importante  que haja acompanhamento do desempenho dos alunos durante o processo. As listas de exercícios são ótimas maneiras de observar se o aluno está, de fato, entendendo a nova forma de explicação que foi aplicada.

Trabalhar em sinergia com os professores da escola é um dos pilares para ajudar no desenvolvimento dos alunos. A recuperação é um método de impulsionar o conhecimento de alguns alunos, de modo que ajude-os a entender o conteúdo e quais são os pontos que devem ser mais aprofundados. Fazer com que os alunos se sintam mais acolhidos também é uma forma de quebrar barreiras e ajudar a construir um relacionamento saudável entre as partes.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!