Criar um relacionamento sólido entre pais, alunos e escola requer uma série de cuidados, já que, à princípio, pode ser um desafio estabelecer o equilíbrio ideal em meio a tantas opiniões, métodos e gerações envolvidas. Por isso, para te ajudar a manter uma boa convivência entre todos, preparamos algumas dicas especiais. Vamos lá!

Mantenha uma comunicação efetiva

Algumas escolas podem ter problemas de comunicação quando o assunto é relacionamento. Para solucionar isso, entender quais são as melhores formas de abordagem é fundamental. Para os pais, é de suma importância manter-se informados sobre o que acontece na vida escolar das crianças. Por exemplo, muitas vezes podem ser detectados no ambiente escolar problemas que em casa não são tão perceptíveis. Além disso, manter os pais cientes dos avanços e vitórias dos filhos também é muito importante.

Já a comunicação entre a instituição e os alunos é essencial para verificar as dificuldades e o desempenho da criança e também para identificar eventuais falhas no ensino. Manter uma boa comunicação com seus alunos pode fazer com que eles se sintam de fato como parte da escola, o que pode até impulsionar seus resultados.

Foque no sucesso do aluno

Como instituição, a sua função é estabelecer as melhores formas para ajudar a formar os alunos não só enquanto estudantes, mas também como cidadãos. Assim, é preciso estar preparado para dar o suporte necessário para os seus alunos não percam o foco. Além disso, ter a confiança de que a estrutura da escola é sólida, é de extrema relevância para que os pais mantenham seus filhos matriculados ali e sintam-se seguros com essa decisão.

Receba os familiares na escola

Demonstre a preocupação com a segurança das crianças e destaque os responsáveis como pessoas confiáveis. Essa é também uma forma de fidelizá-los e tranquilizar pais e alunos.

Dê feedbacks

Tanto para o aluno quanto para os pais, é importante deixar claro como está o desenvolvimento da criança na escola. Dar um feedback para os pais significa mostrar quanto o investimento em matricular o filho na sua escola foi positivo. Muitas vezes, a cobrança de resultados está focada apenas nas crianças, e mostrar aos pais o desempenho escolar dos filhos pode levar o aluno a até adquirir gosto maior por estudar e manter-se ativo no ambiente escolar.

Esteja aberto a sugestões

Independente do tipo de aluno ou do pai, esteja disposto a ouvir e entender todas as suas sugestões ou críticas. Por vezes, elas podem servir para possíveis melhoras no ensino e na estrutura da sua escola, por exemplo. Isso porque, frequentemente, quem está de fora possui perspectivas diferentes. Ainda, além de servir como fonte de melhora, as críticas construtivas também são uma forma de enxergar como a imagem da sua escola está diante dos pais, aspecto de extrema relevância para garantir sua posição no mercado.

Não há dúvidas de que um relacionamento saudável é importante para manter uma escola funcionando adequadamente. Você tem mais dicas de como estabelecer esse tipo de relacionamento? Comente aqui embaixo os métodos que você já utiliza na sua escola.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!