A escolha do material didático ideal para a sua escola é uma tarefa importante e fundamental para proporcionar a melhor educação possível aos seus alunos. Por isso, durante esse processo nada simples, é preciso analisar todo o conteúdo e também os recursos que cada material oferece. 

Somente assim é possível garantir que o material didático escolhido esteja alinhado com o projeto da equipe pedagógica, por exemplo. Além disso, o material didático também deve atender às expectativas dos pais e responsáveis, que querem oferecer o melhor aprendizado possível aos estudantes. 

Dessa forma, definir o material didático que será usado em sua instituição de ensino pode ser bastante desafiador. Pensando nisso, acompanhe o texto abaixo e veja algumas dicas que reunimos para ajudar diretores e a equipe pedagógica a escolher o melhor material didático para sua escola. Acompanhe!

Analise as características do material atual

Se a sua escola já utiliza um determinado material didático há um tempo, as suas características devem ser bem familiares para você e seus professores, certo? Por isso, antes de escolher um novo material, façam uma lista dos pontos positivos e negativos que são observados nesses livros. Por que eles não atendem aos objetivos do projeto pedagógico da escola? O que poderia ser melhor? O que poderia ser diferente? E quais são as necessidades apontadas pelos professores, alunos e pais? 

Tendo uma visão mais ampla do momento atual de ensino na instituição, você poderá orientar melhor a escolha desse novo material. Afinal, lembre-se que você não poderá deixar os pontos positivos para trás! Foque no que falta, mas não esqueça o que já é satisfatório para a equipe pedagógica e para os alunos, ok?

Alinhe o material ao projeto pedagógico

Conhecido como PP, o projeto pedagógico de uma escola é desenvolvido pelo corpo docente da instituição e apresentado durante a visita dos pais ou responsáveis que têm a intenção de matricular os seus filhos neste local.

Portanto, para optar pelo melhor material didático, escolha obras que estejam de acordo com o projeto pedagógico da escola. Dessa forma, você garante que ele estará alinhado com a proposta da instituição e que atenderá as expectativas dos professores e dos pais. É fundamental que o conteúdo do material didático também atenda as necessidades que surgem em sala de aula, sendo assim importante a presença dos educadores durante essa escolha.

Opte por um material que desenvolva competências e habilidades 

O desenvolvimento de competências e habilidades é um tema bastante abordado em educação, principalmente no Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, por ser esse um período de descobertas e de muitos aprendizados. Os livros mais atuais já seguem o direcionamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que os materiais didáticos e o ensino dentro da sala de aula desenvolvam competências e habilidades, principalmente as mais exigidas no século 21, como o pensamento crítico e a autonomia. 

Por isso, durante a análise dos novos materiais didáticos para a sua instituição, não se esqueça de observar como os livros trabalham as habilidades dos alunos, além de observar como essas competências colaboram para o plano de aula dos educadores. Afinal, o material didático da sua escola deve estimular o raciocínio lógico e desenvolver o pensamento crítico dos alunos. E, nesse sentido, é possível ter abertura para os debates e a formação de opinião crítica sobre assuntos pertinentes na atualidade e sobre o que está ao seu redor.

Foque nas necessidades dos estudantes

É muito importante que os alunos também sejam levados em consideração na escolha do material didático. Então, neste processo, tenha em mente as necessidades expressadas pelos estudantes, de forma que os conteúdos dos livros se ajustem ao ritmo de aprendizado das turmas e a proposta da instituição. 

É claro que o ritmo de aprendizado pode variar de uma turma para outra. Por isso, é importante orientar os professores a planejarem as aulas de acordo com as necessidades dos alunos, garantindo um aprendizado igualitário a todos. Levando isso em consideração, também é essencial escolher um material didático que se adapte ao ensino já realizado em sala de aula. 

Por fim, analise se a linguagem dos livros, as frases e o vocabulário estão adequados e se podem ser compreendidos pelos alunos. Por exemplo, ainda não é uma boa ideia apresentar uma linguagem mais rebuscada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, verifique se os materiais são interessantes, se chamam a atenção dos estudantes e se existem personagens ou turmas de personagens que irão estimular o seu aprendizado. Procure soluções inovadoras e que engajem a todos!

Escolha um conteúdo que preza pela interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é outro fator importante, já bastante trabalhado pelos sistemas de ensino, por exemplo. E esse conceito também deve ser levado em conta, tanto no processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula quanto nos livros que compõem o material didático. Ainda, devem ser levados em consideração os novos formatos de aprendizado: opte por um material didático que permita que o aprendizado seja complementado com o auxílio da tecnologia ou de atividades práticas, que também ajudam no desenvolvimento de diversas habilidades. 

Faça uma análise do investimento

Não deixe de avaliar o valor do material escolar. Bons materiais didáticos exigem um investimento mais alto, mas garantem um bom custo-benefício para a escola, os alunos e também seus pais. No entanto, fique atento ao ticket-médio da sua instituição, para não ultrapassar o orçamento.

Esses são alguns dos principais passos no caminho de escolha do material didático ideal para a sua escola, sempre buscando a melhor opção para o trabalho dos professores e o ensino dos alunos. Lembre-se que é importante que esse processo seja feito com calma, com a participação de quem os utilizará como instrumento de trabalho, como os professores, e com foco no aluno. 

Gostou das nossas sugestões? Quer ver outras dicas para a sua escola? Então, não deixe de acompanhar o blog do COC!

6 ferramentas do COC para auxiliar na aprendizagem dos alunos

Como auxiliar a equipe pedagógica da sua escola a distância