As crianças passam pelos primeiros passos da alfabetização e chega o momento de ajudá-las a aprender as vogais A, E, I, O e U, letras presentes em todas as palavras da nossa comunicação. Elas devem entender as relações entre essas letras e a formação de palavras curtas, como a saudação “oi”, observando a conexão entre as letras e a sonoridade das palavras. Para isso, é interessante utilizar métodos divertidos e dinâmicos nesse processo da alfabetização. Quer saber como ensinar as vogais para as crianças? Acompanhe o post!

Use imagens

Você pode usar imagens para associar com as vogais, como lugares, animais e objetos. É uma forma de agregar algo diferente às principais necessidades que surgem durante a aprendizagem, auxiliando na compreensão e reprodução das palavras de maneira correta, além de ajudar na memorização. Uma opção é criar cartazes com várias figuras e a vogal inicial de cada uma. 

Ensine com músicas 

Por meio de músicas educativas, a aprendizagem se torna mais prazerosa! Você pode encontrar projetos específicos para isso, livros com áudio ou desenhos com músicas, que, além de ensinarem as vogais, também facilitam a memorização, já que é mais fácil reter as informações enquanto cantamos. É comum encontrar as canções em forma de poemas ou rimas, ou ensinando como escrever cada letra. Incentive a criança a cantar e escrever as vogais aprendidas em um caderno, pois dessa forma ela aprenderá a grafia de cada vogal.

Use o método fônico

Com esse método, você ensina primeiro os sons de cada letra sozinha, e em seguida, são construídas as junções dos sons, dando origem às palavras. É importante que as crianças percebam que as palavras se formam por fonemas, além de aprender as regras da escrita. Por isso, apresente as vogais orais (a, ê, é, i, ô, ó, u) e as vogais nasais (am, em, im, om, um) para que a criança perceba e construa a pronúncia de cada som.

Jogos e brincadeiras

Existem vários jogos que você pode comprar ou reproduzir para auxiliar na aprendizagem das vogais, como Trava Letras, Soletrando e jogo da memória com as letras. Eles manterão a atenção da criança na tarefa e criarão mais interesse e facilidade na associação das vogais com imagens e sons.

Vogais para colorir ou em EVA

Você pode encontrar imagens das vogais para imprimir e fazerpainéis, murais ou outras atividades para as crianças. Use cartolinas coloridas e imagens referentes às vogais, ou recorte as letras em EVA, por exemplo. Separe as vogais e ensine uma a uma, começando por A e assim por diante. 

Ensinar as vogais para as crianças pode ser muito divertido e rápido. Lembre-se de incentivar as crianças a ler e identificar as vogais em coisas do dia a dia, como brinquedos e desenhos que assistem na TV. Ah, e é muito importante acompanhar o desenvolvimento delas com persistência!

Fique ligado no blog do COC e leia outros posts para a sua escola:

6 dicas para manter as crianças saudáveis na escola

5 ideias de aulas interativas para você levar para a sua escola