Para ajudar os seus alunos a alcançar grandes resultados nos vestibulares, é preciso investir em uma formação completa desde o ensino infantil. É pensando no planejamento a longo prazo que o COC trabalha a educação dos seus estudantes. 

Desde a infância, as crianças desenvolvem habilidades importantes que serão usadas no futuro. No texto a seguir, vamos te contar como é o material didático do ensino infantil das escolas que utilizam o Sistema COC de educação. Confira!

Registro de um explorador

Do berçário ao infantil 5, os pequenos utilizam a coleção Explorar, uma série de livros que acompanha o desenvolvimento deles por meio de um espaço para as memórias das primeiras descobertas e para sugestões de atividades que os educadores podem fazer com a turma.

Os livros correspondentes ao infantil 1 até o infantil 5 proporcionam os primeiros passos rumo a um aprendizado mais autônomo, ou seja, despertam a curiosidade e dão ferramentas para que eles encontrem as respostas corretas.

Guia do desenvolvimento infantil

É na infância que as crianças têm o primeiro contato com diversas situações, sensações, gostos, cheiros, sentimentos etc. Por isso, é um momento tão especial para elas. Dessa forma, é fundamental que o professor saiba exatamente o que fazer para que as experiências sejam bem-sucedidas. 

O COC oferece um guia para uso exclusivo dos docentes, com informações, dicas, sugestões e orientações sobre esse processo de desenvolvimento que precisam ser levadas em consideração. Ele é destinado aos alunos do berçário e infantil 1, que estão prestes a aprender assuntos mais complexos, como as letras e os números. 

Explorar em atividades

Outra parte da coleção de material didático do ensino infantil do COC são os livros de atividades. Neles são trabalhados os campos da inteligência definidos por Howard Gardner, que se baseia nas diferentes facetas do conhecimento humano.

Sendo assim, são desenvolvidas a inteligência lógica, linguística, espacial, intrapessoal, interpessoal, musical, natural, existencial e corporal. Todas elas aparecem em atividades e brincadeiras que acompanham o grau de progresso das turmas da educação infantil. 

1, 2, 3... vai começar o alfabeto

Os livros dessa categoria são opcionais e foram elaborados para agir em conjunto com as atividades de alfabetização. Os pequenos encontram nesse material diversos exercícios para treinar os nomes das letras e dos números, praticando o traçado deles, descobrindo palavras e aprendendo a divisão de sílabas.

Os docentes podem usar esses livros para preparar conteúdos extras ou tarefas de casa, visando à prática mais constante de algumas técnicas de escrita, fala e leitura dos pequenos.

Explorando letras e números

A repetição dos exercícios é o que faz com que as pessoas memorizem e aprendam a fazer determinada tarefa, e com as crianças isso também acontece. Por isso, a prática recorrente é tão importante durante o aprendizado das letras e dos números.

Nesse sentido, o COC oferece outro material opcional para as escolas parceiras, com atividades exclusivas e que tem o objetivo de aprimorar a capacidade dos alunos de escrever os números e as letras. São exercícios de traçado, em que é necessário copiar diversas vezes, seguindo as orientações de linhas e pontos.

Explorar para casa

O aprendizado não deve acontecer somente dentro da escola, e os livros “Explorar para casa” são designados justamente para que os professores enviem tarefas a serem feitas depois das aulas e em casa. 

Em cada exercício há uma breve orientação para os responsáveis ajudarem a criança, caso seja necessário. Esse cuidado é importante para evitar qualquer tipo de ruído na comunicação entre a escola e os pais, afinal eles têm um papel muito relevante no processo de alfabetização dos filhos e, portanto, devem estar alinhados com o sistema de aprendizado adotado pela instituição.

Vamos brincar de ler

Aprender a ler é tão importante quanto aprender a escrever, então a escola também precisa trabalhar no sentido de ensinar e incentivar seus pequenos alunos a se tornarem leitores assíduos. Nesse sentido, o material “Vamos brincar de ler” é usado para despertar a curiosidade e o lúdico através de histórias e contos infantis.

Conclusão

O material didático do ensino infantil do COC visa oferecer aos educadores todas as informações e sugestões necessárias para construírem aulas interessantes e que explorem o que realmente deve ser trabalhado a cada ano. E para os alunos, são livros interativos, lúdicos e cheios de conhecimento.

Para conhecer mais soluções do COC, confira outros artigos no nosso blog!