A sala de aula é um ambiente extremamente diversificado, e existem inúmeras personalidades que coexistem no ambiente escolar: encontramos ali desde os alunos mais comunicativos aos mais introvertidos. Alguns gestores podem encontrar dificuldades  ao lidar com os alunos tímidos, que enxergam a comunicação como um obstáculo. Hoje trouxemos algumas dicas de como inseri-los no ambiente escolar com atitudes simples. Confira:

Respeite cada tipo de aluno

Assim como existem alunos que perguntam a todo instante para compreender melhor a matéria, há também os que absorvem o conteúdo apenas prestando atenção. É importante saber reconhecer cada tipo de aluno para que se respeite a sua personalidade.

Atividades em grupo

A organização da sala de aula é extremamente importante para o desenvolvimento do conteúdo e do aprendizado dos alunos. Dinâmicas em grupo permitem que crianças de diferentes personalidades se relacionem e aprendam umas com as outras, possibilitando maior interação entre elas. Por vezes,  pessoas tímidas têm dificuldade em iniciar relacionamentos, e a partir do momento que são expostas a trabalhos em grupo, quebram algumas barreiras. É interessante alternar os grupos para que todos os alunos participem e se relacionem.

Aposte em aulas interativas

Interatividade é a atitude certa para quem quer manter uma boa participação na sala de aula. Mesmo que os alunos tímidos tenham maior dificuldade em se expressar e tomar a iniciativa da conversa, aulas interativas permitem que esses alunos participem. Além disso, por meio da interatividade entre alunos e professores, a atenção dos estudantes na aula pode ser redobrada.

Junte os alunos tímidos

Apesar de algumas pessoas se soltarem mais facilmente com pessoas extrovertidas ao seu lado, dependendo do grau de timidez, isso pode assustá-las um pouco. Juntar alunos tímidos facilita a interação entre eles, pois eles se compreendem  e possuem empatia entre eles.

Contato constante

Principalmente na infância, o sentimento de acolhimento está relacionado ao convívio e à comunicação constante com o grupo. Os professores precisam estabelecer conversas com os estudantes regularmente, para que os alunos possam aprender a importância de desenvolver relações sociais. Além disso, um dos principais fatores que despertam a timidez é a baixa autoestima. Elogiar e estar presente é uma ótima maneira de ajudá-los a se sentirem valorizados.

A diversidade de alunos é o que torna o ensino dinâmico. Entender as diferentes personalidades e estar disposto a lidar e aprender  com todas elas é fundamental para que o desenvolvimento das aulas e dos alunos aconteça. Gostou das dicas? Veja também como manter um relacionamento saudável com os pais e alunos da sua escola.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!