A presença massiva da tecnologia em nosso cotidiano merece atenção especial na área da educação. Por muito tempo, pensou-se que o processo de aprendizado dos estudantes poderia ser prejudicado pelo uso das novas ferramentas digitais.

Hoje em dia, sabemos que é perfeitamente normal utilizar esses recursos para aprimorar o ensino para um maior entendimento dos alunos.

No texto a seguir, você terá a oportunidade de saber como a tecnologia pode ajudar os professores da sua escola no dia a dia. Fique conosco e descubra também alguns materiais virtuais que o COC oferece nesse sentido.

Conteúdos complementares

Um dos encargos de um docente é elaborar uma aula que seja absorvida pelos estudantes em sua totalidade, ou pelo menos em boa parte. 

Muitas vezes alguns professores gostam de levar conteúdos a mais para que seus alunos possam ir além do conhecimento básico e se destaquem durante as provas, principalmente as de vestibulares e do Enem. 

Na prática, em determinados sistemas de ensino, eles ficam engessados ao seguir um plano de aula que não permite esse acréscimo de conteúdo. Pensando nisso, apresentamos o Cosmo, uma ferramenta disponibilizada tanto aos alunos quanto aos professores para que ambos os lados possam compartilhar materiais complementares. Os docentes podem utilizar os conteúdos presentes na plataforma para trabalhar temas relevantes de forma interdisciplinar para o processo de aprendizado dos estudantes. Esses, por sua vez, conseguem acessar os materiais a qualquer hora e se comunicar com colegas e professores.

Elaboração de provas

A preparação dos estudantes para enfrentar os vestibulares também é feita, através das provas bimestrais ou semestrais, e de simulados e avaliações. 

Desse modo, os docentes da sua escola precisam produzir testes com questões que levem os alunos a pensar; a colocar tudo aquilo que foi estudado na prática; e a conhecer mais sobre o estilo de cada exame.

Com a internet, os educandos encontram questões referentes aos vestibulares dos anos anteriores e conseguem treinar mais ainda.

Os alunos e professores do sistema COC de ensino possuem acesso ao Gerador de Avaliação, criado exatamente para suprir essa necessidade de conhecer mais de perto os desafios das questões dos vestibulares e do Enem. Com ele, os educadores são capazes de selecionar quantas perguntas desejarem, da disciplina que quiserem e podem estruturar um simulado ou uma prova.

Comunicação dinâmica

Fazer com que sua escola tenha uma comunicação ampla e próxima é uma tarefa que exige preparo e pode ser facilitada com o uso de certos recursos tecnológicos. 

A relação entre os seus professores e estudantes pode ficar mais próxima se existir uma ferramenta que seja de fácil manuseio, acessível e prática.

É o caso da Agenda Edu, a agenda eletrônica do COC, que une escola, alunos e responsáveis. Na visão dos docentes, é por esse meio que eles podem enviar as tarefas de casa e outras atividades complementares; compartilhar materiais em vídeo, texto, foto ou qualquer tipo de arquivo que os ajude nos estudos; e também comunicar os pais sobre as ocorrências do dia a dia na escola.

Para a escola, o recurso pode ser usado para cobrar a mensalidade, postar conteúdos de interesse dos pais e avisá-los sobre os acontecimentos da instituição.

Para os pais os benefícios vão desde o controle rigoroso das atividades dos filhos na escola até a possibilidade de informar algum problema de saúde que o aluno tenha para que a instituição fique ciente. Essa é uma ferramenta que agrega toda a comunidade escolar, por isso se faz tão importante.

Material de apoio

Para montar as suas aulas, os docentes precisam seguir um plano de ensino, como vimos anteriormente, para disponibilizar conteúdos extras para os seus estudantes.

No COC, esse trabalho pode ser realizado também através dos Conteúdos Digitais, que são diversos materiais atualizados e revisados por uma equipe pedagógica engajada em estabelecer a interdisciplinaridade e oferecer ao professor o que há de mais moderno no campo de cada disciplina

Dessa forma, as aulas passam a ter informações mais atualizadas e que podem fazer a diferença nos processos de aprendizado e de aprovação dos estudantes em vestibulares e exames.

Aulas interativas

Determinados temas ou disciplinas acabam despertando mais ou menos interesse dos alunos; isso é um fator natural a que todo professor está sujeito. Porém, ele pode tentar evitar que isso se torne uma realidade elaborando aulas dinâmicas, interativas e que prendam a atenção dos estudantes.

O My Class, do COC, é uma função a que os docentes têm acesso para estruturar suas aulas. Nele é possível encontrar ferramentas que tornam seus slides e materiais expositivos mais atraentes. Além disso, há fotos e vídeos que podem ser adicionados às suas explicações.

Essa é uma maneira de chamar a atenção dos educandos por meio de imagens, cores e movimentos.

Como vimos, a tecnologia pode e deve ser encarada como uma aliada dos professores que lecionam na sua escola. Para que eles cumpram suas obrigações de modo qualificado, dê a eles as opções de recursos que citamos acima!

Quer conferir mais conteúdos? Então acesse o blog do COC!

Qual a importância de um gerador de avaliações para sua escola?

Como preparar a sua escola para o retorno às aulas pós-pandemia