Frente a um mundo em constante mudança e diferentes formas de compreendê-lo, as escolas e as famílias se veem desafiadas a tratar realidades tão complexas. Muito se fala sobre as coisas importantes da vida que não aprendemos na escola. Pois bem, a Pearson do Brasil traz, desde 2019, a coleção Mentes do Amanhã, para apoiar a comunidade escolar com as suas conversas mais delicadas e necessárias. 

Com parceiros como a Pearson Clinical, Robot Garden e Metodologia DSOP, a solução oferece às escolas sistematização, registro e orientações para gestores, professores, coordenação e família para conversas sobre educação socioemocional, finanças e letramento digital. 

Por meio de propostas feitas de forma adequada às faixas-etárias do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, as coleções Amigável MENTE, Tecnológica MENTE e Financeira MENTE vão assistir toda a comunidade escolar a navegar temas como autogestão e autocuidado, o uso responsável da tecnologia e a sustentabilidade financeira, entre muitos outros pontos.

Educação Financeira e o ajuste da sociedade

Conforme já comentado no artigo “A Importância da Educação Financeira para Crianças” (inserir o link), não é fácil ou muito comum falar sobre situação financeira e lida com o dinheiro: “Muitas famílias não querem abrir seus balanços mensais ou anuais para seus membros ou amigos de confiança. A consultora financeira Funke Sangodey comentou à revista Época, em 2019, que isso se deve tanto a questões culturais de muitos países, quanto à falta de educação financeira das pessoas. Não à toa, mais e mais escolas têm buscado soluções para lidar com o problema e fazer o que elas fazem bem: educar as pessoas sobre isso.” - A Importância da Educação Financeira para Crianças, Pearson do Brasil.

Neste âmbito, a coleção Financeira MENTE chega para trazer soluções pedagógicas e materiais didáticos para que crianças e jovens possam usar o dinheiro de forma sustentável. As vantagens de implementar o programa Financeira MENTE é que, além de alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordar a questão da educação financeira pelo pilar da sustentabilidade, ela emprega a metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), criada em 2008 pelo educador e terapeuta Reinaldo Domingos. 

Além de consagrada no mercado e reconhecida em diversos países como Austrália, Japão e Estados Unidos, com multiplicadores e representantes da metodologia.

Em busca de transformar comportamentos e pensamentos a respeito do dinheiro e seu emprego, o programa Financeira MENTE oferece um processo pedagógico e didático para que essas mudanças tão importantes aconteçam.

Aquilo que a gente não aprende na escola

O início do século XXI e suas múltiplas realidades trouxe para educadores, empresários e para a sociedade em geral a necessidade de uma renovação do papel de escolarização. Quantas vezes, as pessoas não se pegam frente a situações que nunca imaginaram enfrentar? Pode ser uma dívida com um banco, o preenchimento de documentos ou mesmo uma entrevista de emprego para um cargo que não existia há vinte anos atrás? 

E com isso, quantas vezes se pensa: “por que eu não aprendi isso na escola e estava fazendo prova sobre o teorema de Pitágoras?”. Sem desmerecer o trabalho dos professores de Matemática e de Geometria, por que não termos uma visão mais ampla do que a Matemática e as Ciências Econômicas e Políticas podem fazer pela formação geral do ser humano?

O desenvolvimento de metodologias e abordagens para tópicos que não eram problemas durante os anos 1970 ou 80 pedem passagem e encontram um mundo diverso e que passa a reconhecer que as pessoas não cabem dentro de uma caixinha só e que tem direito de serem autônomas e sustentáveis com seus recursos, por exemplo.

Levar para o contexto escolar, que tem o cuidado da intencionalidade e do planejamento de experiências de aprendizagem, é ideal para a Educação Financeira. Aos poucos, crianças e jovens poderão aprender e de fato, desenhar seu Projeto de Vida – conforme a BNCC:

Para crianças do Ensino Fundamental, projetar a vida adulta com simulações de experiências do mundo do trabalho mais lúdicas, métodos ativos, encenações, brincadeiras, jogos cooperativos e teatrais mantêm o brilho e a espontaneidade, além de contribuir para o processo de internalização de regras e saberes.” http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Financeira MENTE

Dessa forma, o programa Financeira MENTE se organiza para ajudar desde o primeiro ano do Ensino Fundamental a compreender conceitos abstratos como o dinheiro e seu valor; sonhos e planejamento, chegando ao nono ano tratando de aplicações financeiras, seus critérios e como poupar e investir são movimentos diferentes entre si.

Contextos históricos são apresentados para que os estudantes tenham um entendimento de como a moeda e sua influência na sociedade moldam a cultura e o fazer de um povo em um determinado tempo. É possível encontrar reflexões que trazem desafios financeiros do dia a dia para cenários complexos da vida que os jovens irão encontrar em sua vida adulta.

Por meio de Aulas Projeto, os estudantes podem colocar em jogo tudo que já aprenderam e ampliar seu repertório de raciocínio e entendimento com a colaboração de seus pares. Além disso, colocam a mão na massa, demonstrando fisicamente o que lhes foi oferecido.

As atividades para casa, muito mais do que trazer uma comunicação clara com as famílias sobre o que está sendo refletido e aprendido em sala de aula, permite que jovens e crianças possam trazer para seus lares e responsáveis aquilo que não aprenderam na escola e que, por vezes, a vida ensina de forma dura. São reflexões, entrevistas e trocas de ideias que se voltam para o objetivo principal da Educação Financeira: transformar comportamentos e atitudes para uma vida mais sustentável.

Para conhecer o programa Financeira MENTE, visite o site da coleçãoMentes do Amanhã e saiba mais sobre o material que pode apoiar todos os atores da comunidade escolar possam realmente transformar vidas por meio da Educação!

Tathy Morselli Auriema

Consultoria de Soluções Educacionais

Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil