Você já deve saber que as tecnologias estão cada vez mais presentes nas escolas e nas salas de aula para facilitar e melhorar o processo de aprendizagem, não é mesmo? Além disso, elas fazem parte de muitos momentos do nosso dia a dia, mesmo os de lazer. Por isso, é fundamental as escolas estarem atentas para inserir práticas que ensinam seus alunos a usar os recursos digitais de forma correta e com segurança. 

Esse aprendizado que deve ser levado para dentro das salas de aula é chamado de “letramento digital”. Saiba mais sobre esse assunto no texto abaixo para ajudar você e a equipe pedagógica da sua instituição a entender a importância dessa abordagem. 

O que é letramento digital?

O letramento digital é importante para preparar os alunos, que são uma geração do futuro, a usarem as tecnologias de forma responsável e que traga resultados positivos para a vida pessoal e profissional deles.

Alguns podem entender o letramento digital como a alfabetização das pessoas para usar e entender os meios digitais, como ler e escrever em computadores e celulares. Porém, o letramento digital vai muito além! A área das tecnologias apresenta muitos conteúdos repletos de códigos, ações, mecanismos e plataformas que devem ser compreendidos enquanto são consumidos pelos usuários. 

Assim, o letramento digital também ensinará os seus alunos a interpretar os elementos que fazem parte do mundo virtual e como eles devem se comportar de forma consciente em relação aos conteúdos que consomem. Quer entender mais sobre a importância do letramento digital? Então continue acompanhando o texto!

Desenvolve o pensamento crítico

Desenvolvendo o letramento digital, os alunos ficarão preparados para consumir os conteúdos que acessam em redes sociais e em outras páginas da internet de forma mais seletiva, sabendo o que é um fato apurado e comprovado e o que é apenas uma suposição ou opinião. 

Hoje em dia, é muito importante os jovens terem a capacidade de analisar uma informação e perceber se ela é verdadeira ou não, sendo essa uma das principais formas de combate à divulgação de notícias falsas compartilhadas através das redes sociais. 

Alunos mais responsáveis nas redes sociais

Além do combate às fake news, os alunos também se tornam mais responsáveis em relação ao uso correto das redes sociais entre os colegas. Um dos benefícios adquiridos com o letramento digital é a diminuição dos casos de cyberbullying, ofensas virtuais que geram consequências psicológicas e emocionais em muitos jovens. 

Capacidade de resolver problemas

Uma das competências requeridas no século 21 para estudantes e profissionais no mercado de trabalho é ter a capacidade de solucionar problemas com a ajuda do raciocínio lógico e crítico. O letramento digital ensinará os seus alunos a fazer reflexões e críticas, e a encontrar soluções de forma mais eficaz para resolver os desafios que podem aparecer ao longo da vida. 

Quando são trabalhadas atividades relacionadas à programação, por exemplo, os estudantes conseguirão desenvolver essa habilidade. E, claro, eles podem se tornar desenvolvedores de tecnologias no futuro que envolvem robótica e linguagens de programação, por exemplo. 

Desenvolvimento da comunicação e de foco

O letramento digital também desenvolve a comunicação e o foco dos alunos. Uma melhor comunicação é importante para que os jovens tenham mais interação uns com os outros, além de ajudar nas relações que criarão no futuro. 

As atividades realizadas durante esse processo de ensino também estimulam a colaboração entre os alunos, além de mantê-los focados. Ao participarem de um projeto, eles precisam se concentrar em chegar a um resultado desejado, por isso devem trabalhar em equipe e compartilhar seus conhecimentos. Tendo contato com os colegas, eles podem ampliar o vocabulário, conhecer novos pontos de vista e desenvolver o pensamento crítico. 

Associar o letramento digital a técnicas e atividades que atraem os alunos trará resultados ainda melhores! Desde cedo, os jovens serão capazes de desenvolver competências e habilidades importantes para o futuro no século 21, enquanto aprendem a usar as tecnologias corretamente. Além disso, eles começarão a descobrir novos caminhos para melhorar o aprendizado ao longo da vida e até mesmo em uma profissão! 

Saiba mais sobre educação e tecnologia para a sua escola no blog do COC!

Como melhorar a comunicação da sua escola com a agenda digital?

Como a tecnologia pode auxiliar os professores no dia a dia?