Um dos elementos mais importantes que compõem as diretrizes curriculares de uma instituição de ensino é o material didático. Através dele, o corpo pedagógico é capaz de traçar as estratégias mais adequadas para serem utilizadas no dia a dia com os alunos. 

Para orientar melhor sobre esse tema, este texto pretende te mostrar a importância de ter em sua escola um material didático focado na prática do que é aprendido em sala de aula. Acompanhe!

Exercita o cérebro

Utilizar um material didático que contemple diversos tipos de exercícios é um incentivo importante para o aluno. Ao realizá-los, os estudantes conseguem treinar aquilo que foi visto em sala de aula e aprofundar o seu conhecimento.

Nas ferramentas de aprendizado do COC, você poderá encontrar algumas seções diferentes de problemas a serem resolvidos pelos jovens, para que eles consigam se capacitar cada vez mais, tornando-se capazes de enfrentar as provas de vestibulares. 

Os Exercícios de Aplicação, por exemplo, são voltados para a prática dentro da sala de aula, após as explicações dos professores. Ao terminá-los, é possível identificar, ainda durante o período de aula, as possíveis necessidades dos alunos.

Detecta falhas no aprendizado

Poder contar com um instrumento de ensino que dê ao aluno oportunidades de colocar o seu conhecimento à prova é interessante para evitar que eles sigam no processo de estudo com falhas no aprendizado. 

É preciso corrigir os problemas o quanto antes para evitar que os alunos acreditem que não têm o conhecimento necessário para se saírem bem nas provas ou nos vestibulares.

Desse modo, procure um material completo que auxilie nesse processo. Como citamos no tópico anterior, os Exercícios de Aplicação têm a função de incentivar o estudante na hora da aula, após as explicações. 

Para completar e atuar nessa mesma situação, os Exercícios Extras também estão dispostos nos livros para serem resolvidos em sala de aula, porém têm um grau de dificuldade levemente mais alto.

Valoriza a autonomia do aluno

Faz parte do processo de aprendizagem os estudantes conseguirem resolver desafios relacionados às disciplinas sozinhos, de maneira autônoma. Nesse sentido, os exercícios práticos para serem realizados em casa são fundamentais em um material didático.

No momento que os alunos do COC estão fora do ambiente de sala de aula, eles são colocados diante dos Exercícios Propostos e dos Exercícios de Tarefa, que são focados nesse treino individual, sem auxílio dos professores ou dos colegas. Os Exercícios Propostos servem para completar de forma prática e teórica o que foi visto em classe e auxiliam na realização dos Exercícios de Tarefa, que são aqueles selecionados para o aluno fazer em casa.

Essa é uma maneira da sua escola desenvolver no aluno um sentimento de independência e a capacidade de resolver desafios de forma autônoma. Aliás, essa habilidade também é muito valorizada no mercado de trabalho atual e segue como uma tendência para o futuro.

Escolha um material didático adequado

Seu dever, como mantenedor, é também participar da escolha de um material didático que esteja atualizado e que tenha recursos suficientes para que os estudantes aprendam todo o conteúdo passado pelos professores.

Ao buscar a ferramenta que será a base para a educação da sua escola, é fundamental atentar a alguns detalhes importantes e que podem fazer muita diferença na qualidade do ensino.

Para começar, analise se ele possui características semelhantes à metodologia adotada pela escola e planeje a adaptação dele para que se adeque ao estilo da sua instituição.

Veja se o material atende às necessidades dos alunos, em relação a explicações didáticas e resolução de exercícios básicos, e verifique se há atividades complementares com níveis de dificuldade variados para incentivar os estudantes a aprender cada vez mais.

Como foi possível analisar neste texto, os materiais didáticos que focam na prática do conteúdo conseguem estimular os alunos ir além do que é dito em sala de aula. Desse modo, contar com livros que explorem atividades extras e complementares garante a eles um processo de aprendizado ainda mais completo. 

Gostou deste texto e quer ler mais conteúdos sobre materiais didáticos? Então acesse o blog do COC e confira! Lá temos diversos artigos para você conhecer mais sobre o nosso sistema de ensino.

Como escolher o melhor material didático para a sua escola?

6 ferramentas do COC para auxiliar na aprendizagem dos alunos