Gerir uma escola é um desafio e uma tarefa muito importante. Afinal, o aprendizado de diversos estudantes vai depender de como você e a sua equipe conduzem as questões relacionadas à instituição.

Por conta da relevância de se manter uma gestão correta, com objetivos claros e acessível, é interessante contar com uma equipe capacitada para te ajudar a resolver questões cotidianas e de longo prazo. 

Se a sua instituição ainda não possui esse time especializado, fique atento a este texto, pois te mostraremos a importância que esses profissionais têm na administração da instituição de ensino. Confira!

O que é a gestão escolar?

Para começar a tratar desse tema, é preciso definirmos o que é uma gestão escolar. A gerência de uma escola deve cuidar de todos os assuntos referentes ao plano de ensino adotado, ao corpo docente, à estrutura física do local, à preservação do patrimônio e ao contato com os responsáveis pelos estudantes.

Para cada setor devem existir pessoas gabaritadas para assumir os papéis, por isso esse não é um trabalho simples de ser feito individualmente.

Preocupação com o ensino

Manter um time capacitado para essa tarefa é assegurar que você e a sua instituição estão preocupados em oferecer o melhor ensino para os seus alunos. Isso porque parte importante da gestão escolar é elaborar um plano de ensino e garantir que ele seja seguido de forma completa por todos os docentes.

Sem esse tipo de pensamento, dificilmente os professores e demais colaboradores do time pedagógico terão sucesso em suas funções, já que faltará um comando que os diga o caminho correto a ser seguido.

Desenvolvimento de diretrizes

Outro papel fundamental é o da responsabilidade dos gestores escolares, que reforça a necessidade de ter funcionários capacitados, pois eles são responsáveis pela confecção das diretrizes que guiarão a sua instituição de ensino.

Essas orientações são um dos alicerces que elevam a qualidade do ensino para os estudantes. As diretrizes curriculares, por exemplo, expõe como deve ser conduzida cada etapa do aprendizado.

Para o corpo docente, essas instruções também são válidas para ajudá-los em suas formações continuadas, bem como no incentivo de buscar alternativas positivas para levar para dentro das salas de aula.

Constante discussão

O mundo passa por constantes atualizações em diversos setores da vida humana, e na educação não é diferente. Seja com novas metodologias, seja com recursos tecnológicos que podem contribuir para a melhora do ensino, é fundamental que o time pedagógico esteja alinhado em relação às novidades do mercado.

Por isso, o COC criou o Comitê Estratégico COC, com a finalidade de reunir gestores e mantenedores de escolas parceiras para discutir as tendências e atualidades do sistema de ensino no país e no exterior, e que podem ser adaptadas para o universo COC. 

Organização das melhorias para a escola

Muitas vezes uma diretriz pode funcionar muito bem em uma instituição escolar, mas na sua ela não se encaixa, por isso a discussão sobre as novidades do mundo educacional é fundamental, como citamos acima. Além disso, é preciso organizar aquelas ideias que podem ser adaptadas para a sua instituição e implementadas pelos gestores escolares.

O Programa Escolas Referência COC visa, justamente, atender a essa demanda. Através do contato mais próximo entre as gestões escolares que utilizam o sistema de ensino do COC, consegue-se conhecer os tipos de gerência de cada uma e absorver as soluções que podem ser positivas para a sua instituição.

Confiança no trabalho da sua escola

Por fim, não podemos deixar de mencionar que ter em seu quadro de colaboradores uma equipe de gestores qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino passa aos responsáveis pelos alunos uma sensação de confiança. Assim, eles entendem que as crianças e os adolescentes estudam em uma escola engajada em oferecer o que há de mais moderno em relação a metodologias e recursos.

Como vimos, os gestores escolares atuam de modo geral no funcionamento da instituição, mas sempre visando manter o alto nível de aprendizado. Portanto, tenha os mais qualificados em sua escola para te ajudar a mantê-la e geri-la.

Quer ler mais conteúdos? Então entre no Blog do COC e confira os nossos textos.

Os benefícios das ferramentas digitais para o ensino da sua escola

O que é o pensamento sistêmico e como adotá-lo na sua escola?