No dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data faz referência às três cópias do cromossomo 21, em que essa condição genética se desenvolve. Além, é claro, de levantar diversas questões a respeito dos direitos das pessoas com síndrome de Down e dar voz a elas. 

As escolas têm papel fundamental para ajudar na conscientização e na diminuição do preconceito contra as pessoas com essa condição. Neste texto, vamos te mostrar a importância da inclusão em sala de aula.

Direito à educação

Todas as pessoas têm o direito à educação de qualidade, tendo ou não necessidades específicas. Sendo assim, as escolas devem assumir a responsabilidade de criar boas condições para que todos os estudantes tenham a possibilidade de estudar. Essas, vão desde adaptações estruturais até material didático inclusivo e corpo docente capacitado para ensinar crianças e adolescentes com a condição.

Benéfico para outros estudantes

Colocar estudantes com diferentes condições para conviverem pode ser muito positivo para todos os envolvidos, pois cria um ambiente de ajuda e de solidariedade entre aqueles que têm mais facilidade em determinadas questões e os que precisam de uma atenção especial. 

Além disso, quanto mais cedo as crianças que não têm síndrome de Down entrarem em contato com aquelas que têm, mais cedo elas perceberão que todos são iguais e merecem respeito, independentemente da condição intelectual e/ou física.

Desenvolvimento de habilidades

Além da colaboração com o desenvolvimento intelectual das pessoas com síndrome de Down, as escolas podem oferecer aulas extracurriculares, que ajudam no aprimoramento das habilidades motoras e de convivência.

Ajuda na capacitação para o futuro

Uma das bandeiras levantadas pelo Dia Internacional da Síndrome de Down é a da luta para que as pessoas com a síndrome tenham as mesmas oportunidades de encontrar um emprego quando chegam à idade para entrar no mercado de trabalho. A escola é fundamental para ajudá-las na capacitação e no desenvolvimento de habilidades, para que, no futuro, elas estejam mais preparadas para enfrentar os desafios da vida profissional.

A inclusão deve ser estendida a todas as pessoas com deficiências e síndromes, para que todos tenham os mesmos direitos e aprendam a conviver com as diferenças entre as pessoas. Por esses motivos, datas como o Dia Internacional da Síndrome de Down são muito importantes.

Não perca nenhum conteúdo do blog do COC! Acesse:

Dicas para planejar uma boa aula de redação

Como aplicar as tendências de tecnologia na sua escola

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!