Em uma escola, ter um ambiente como a biblioteca é fundamental. Nele, é possível incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos dos alunos. Mesmo com os recursos tecnológicos tendo cada vez mais espaço na educação, disponibilizar livros de diversas áreas e assuntos é muito importante. Confira este texto, em que vamos falar mais sobre a importância da biblioteca escolar!

Local repleto de conhecimento

Durante o período escolar, onde há o desenvolvimento do aprendizado, é importante incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens. Os livros estimulam a criatividade, a imaginação, a curiosidade, o contato com outras culturas e, claro, ajudam na escrita e na alfabetização. Mostre aos alunos que a biblioteca é cheia de caminhos para conhecer novas histórias e para encontrar informações que os ajudarão nos estudos das disciplinas escolares.

Ambiente para estudar

A biblioteca também é um lugar disponível para os alunos realizarem trabalhos e estudarem para as provas. Por isso, é interessante deixar claro que o local está aberto para eles sempre que for necessário, para realizarem pesquisas sobre um determinado assunto ou fazerem tarefas de casa.

Biblioteca com tecnologias

Quando a biblioteca disponibiliza computadores e acesso à internet, o interesse dos alunos é maior. Assim, uma dica para estimular a ida dos alunos à biblioteca é investir em recursos digitais para auxiliá-los nos estudos. 

Estimula debates 

Organizar atividades e dinâmicas que envolvam a leitura também é importante para levar os alunos até a biblioteca. Um exemplo são os clubes de leitura, que podem reunir alunos para debater sobre os livros lidos. As crianças e jovens, que têm contato com a literatura desde cedo, exercitam habilidades importantes para a sua formação, como treinar a pronúncia das palavras, aprimorar o aprendizado, entender sentimentos e também se comunicar melhor com as outras pessoas. 

Além disso, é legal deixar as atividades mais agradáveis, sem colocar tantas limitações. Os educadores devem direcionar os conteúdos de acordo com o aprendizado. Mas dar liberdade para os alunos manusearem os livros que chamarem sua atenção na biblioteca também deve ser uma opção!

É importante lembrar que é essencial a escola manter a biblioteca organizada e num espaço que permita a interação entre alunos e professores, além de ter a ajuda dos recursos tecnológicos para uma boa gestão do acervo. Dessa forma, fica mais fácil o processo de busca e de reserva de livros. 

Gostou de entender um pouco mais sobre a importância da biblioteca escolar? Fique ligado no blog do COC para ler outros posts com dicas para a sua escola.

Como manter o foco dos alunos em sala de aula?

Como aplicar as tendências de tecnologia na sua escola