Em parceria com os pais e a família, a escola também deve impulsionar discussões e, assim, estimular o pensamento crítico dos alunos, informando-os e conscientizando-os sobre diversos temas. O futuro depende das novas gerações, tornando de extrema necessidade colaborar para a formação de alunos que sejam cidadãos conscientes e participativos na sociedade. Por isso, confira 9 das discussões que não podem ficar fora do conteúdo abordado em sala de aula:

Atualidades

Seguindo a proposta pedagógica da escola, é importante manter sempre acesa as discussões sobre atualidades. Apresentar diferentes perspectivas dos assuntos que estão em alta é uma maneira de estimular o senso crítico dos alunos, característica fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes.

Ética

A ética é baseada em um conjunto de regras de cunho moral, seja de um grupo social ou de uma sociedade. O ambiente escolar é extremamente propício a discussões, pois permite o debate entre diferentes perspectivas e personalidades, cenário que reflete a própria sociedade. Falar sobre situações cotidianas que envolvam temas como corrupção, integridade, respeito e honestidade, por exemplo, são necessários para instigar os alunos a refletir sobre seus próprios valores morais.

Respeito ao meio ambiente

Com a ascensão da tecnologia, muitas das brincadeiras e interações sociais tornaram-se cada vez mais dependentes de ambientes fechados, que limitam o contato das pessoas com a natureza. Nesse sentido, é essencial ensinar para as crianças valores que estimulem o cuidado com o meio ambiente. Afinal, a sobrevivência humana depende do bom funcionamento do planeta, tornando a harmonia na relação entre a humanidade e o meio ambiente extremamente importante. Existem inúmeras formas lúdicas de ensinar sobre respeito ao meio ambiente e que podem inclusive ajudar na dinâmica da sala de aula. A ideia de reutilizar alimentos através de uma composteira caseira é uma maneira dinâmica de engajar os alunos. Após os resultados gerados, uma horta orgânica pode ser feita. Além disso, passeios externos para ver diferentes tipos de ambientes, e aulas práticas de como fazer objetos usando materiais recicláveis são boas ideias para ajudar o planeta e conscientizar os alunos.

Trabalho

A escola também é a base para a formação de profissionais. Por isso, é interessante proporcionar aos seus alunos conhecimento sobre como funcionam o mercado de trabalho e as relações profissionais, e também incentivá-los a correr atrás de seus objetivos, mantendo foco e persistência.

Consumo

Pensando tanto no respeito ao meio ambiente quanto na questão dos altos níveis de consumo, é essencial que o ambiente escolar possibilite discussões sobre consumo consciente. Além disso, como infelizmente ainda é muito comum encontrar empresas que utilizam trabalho escravo como mão de obra, é importante gerar consciência sobre o que está sendo consumindo e, também, sobre como esses materiais serão descartados futuramente.

Saúde

Higiene pessoal e questões ligadas à sexualidade e DSTs também podem ser discutidas no ambiente escolar. É importante ensinar os alunos sobre a responsabilidade pessoal com a própria saúde, e aqui a parceria entre os responsáveis pedagógicos e os pais é necessária para um bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Além disso, esses assuntos são questões de saúde pública e, consequentemente, de cidadania.

Tolerância

Uma das maiores questões do mundo atual é a intolerância. Sexual, religiosa, cultural... São inúmeras as intolerâncias que podemos citar e que fazem parte da difícil rotina de milhões de pessoas. Por esse motivo, é importante que, desde cedo, os alunos compreendam que o respeito é a resposta para qualquer convivência pacífica. Ou seja, ninguém precisa acreditar ou ter os mesmos hábitos que o outro para que exista respeito entre eles. Assim como a sociedade, o ambiente escolar é formado por diversidade, o que torna o respeito fundamental.

Igualdade de gênero

As diferenças existentes no mercado de trabalho (e em diversas outras situações) entre homens e mulheres já não é mais segredo algum para qualquer jovem ou adolescente. É importante que os jovens reconheçam a necessidade da igualdade e, assim, possam ser a chave da mudança no futuro. Não há como ignorar este que é um dos maiores assuntos da atualidade, principalmente a escola sendo palco de aprendizado, interação e desenvolvimento humano e educacional.

Diversidade

Diferenças existem. Mas, mais uma vez: o respeito é a base de qualquer relação. Quando se é exposto a um ambiente como a escola, que proporciona uma pluralidade de personalidades, culturas e gostos, é possível que algumas vezes haja estranhamento. Em função disso, é preciso motivar os alunos a entenderem que as diferenças são boas para o convívio e que enriquecem nossas experiências. A convivência com pessoas diferentes ajuda a entender novos pontos de vista e agrega novas ideias aos indivíduos.

A escola é um período de conhecimento e amadurecimento pessoal e pedagógico. Independentemente de assunto, o respeito é essencial. As crianças precisam ser incentivadas a exercerem seus papéis como cidadãs e a escola é o lugar ideal para que a cidadania seja desenvolvida. Discussões são necessárias para garantir uma boa formação não só de alunos, mas também de bons indivíduos.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!