Um material didático de qualidade não pode ficar limitado ao ensino de conceitos básicos ou superficiais. Afinal, os estudantes estão na escola para se capacitarem e desenvolverem o conhecimento das diversas disciplinas.

Diante disso, é preciso investir em um material que dê a eles recursos para que busquem se aprofundar nos temas. No texto de hoje, você conhecerá algumas ferramentas complementares dos livros didáticos do COC. Confira!

1 - Nota histórica

Nem sempre o planejamento de aulas permite que o professor fique muito tempo explicando um único tópico, já que atrasos comprometem o avanço da matéria. Por isso, nos livros do COC, quando é necessário, há uma seção de nota histórica, onde são feitas algumas observações sobre o fato estudado.

Essas informações contribuem para o aprofundamento de determinadas partes da explicação. Vale destacar que, caso o professor não consiga abordar o que está escrito nessa nota, o aluno é capaz de ler e compreender de forma autônoma, já que os dados são descritos de maneira direta e objetiva.

2 - Nota biográfica

Muitas vezes essa parte dos livros serve para orientar aqueles alunos curiosos e que gostam de aprender um pouco mais sobre o tema. Nesse segmento, são colocados nomes de pessoas que se destacaram enquanto estudavam e desenvolviam um assunto específico.

Esse dado extra serve como uma orientação para que aqueles que querem saber mais possam direcionar suas buscas a respeito de pessoas importantes que fizeram parte da criação de teorias e de descobertas de determinado conteúdo.

3 - Para ir além

Um dos pontos mais relevantes do material didático do COC é a interação multidisciplinar, criada para ajudar os alunos a desenvolver um conhecimento menos segmentado e a entender que as disciplinas podem conversar umas com as outras.

No livro, a seção "Para ir além" existe justamente com a finalidade de mostrar que aquilo que está sendo estudado em uma matéria pode ser relacionado a outra área do conhecimento, seja através de um conceito, seja de uma imagem ou qualquer outro tipo de elemento.

4 - Aplicações

É comum que os estudantes se questionem sobre a necessidade de aprender uma série de conceitos, pois acham que eles não são usados no dia a dia, não é mesmo? Na área complementar "Aplicações", apresentamos exemplos de situações cotidianas em que são utilizadas as teorias aprendidas em sala de aula. 

O objetivo é aproximar os alunos da disciplina e afastar a ideia de que estão aprendendo algo que não é útil para eles. A partir do momento em que é possível visualizar uma real aplicação para a matéria, naturalmente, a assimilação fica mais fácil.

5 - Arte

O COC compreende que o aprendizado está ligado às manifestações artísticas que marcaram época no decorrer de toda a história. Por isso, há um espaço separado para a análise de obras marcantes e importantes para alguns conteúdos estudados em sala de aula. 

Essa seção é mais recorrente nas disciplinas de humanas, como história, geografia, filosofia, entre outras; já que as artes ajudam a explicar e a entender como era o comportamento dos artistas e da sociedade num determinado momento da história.

6 - Para explorar

O uso correto da internet pode contribuir muito para o desenvolvimento dos estudantes, por isso o material didático do COC incentiva crianças e jovens a utilizar as ferramentas digitais para buscar mais conhecimento. Em "Para explorar", os alunos encontram links de sites confiáveis que trazem mais informações relevantes sobre o item em questão.

O próprio site do COC tem, na área do aluno, uma série de recursos complementares virtuais para auxiliá-los durante os estudos em casa.

7 - Leitura

Além das sugestões digitais de materiais complementares, os livros têm também uma série de nomes de revistas, jornais, artigos e outras publicações que podem trazer mais informações. Essa parte serve também para incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes, que muitas vezes se afastam dessa prática por preferirem ficar horas no mundo virtual.

8 - Organizador gráfico

Para finalizar todo o estudo, há um espaço destinado para uma revisão rápida dos assuntos analisados até o momento. Em poucas linhas os estudantes podem escrever os pontos principais da matéria ou as ideias que o professor passou durante a explicação. 

Ao cumprir essa demanda, o aluno já terá dado o primeiro passo no dia de estudo dele, pois ao chegar em casa para revisar o conteúdo, terá anotado no próprio livro algumas informações importantes que servirão para guiá-lo.

Conclusão

O COC desenvolveu seu material didático pensando na interação entre as disciplinas e na importância de ensinar seus estudantes a buscar informações de forma autônoma quando estiverem fora do ambiente escolar. Essas práticas contribuem para uma formação mais aprofundada e que gera ótimos resultados no futuro de cada um.

Quer ler mais artigos sobre as soluções que o COC oferece para a sua escola? Então acesse o nosso blog e confira!