É importante a escola explicar a importância da prática de hábitos saudáveis, principalmente para evitar doenças, como a atual Covid-19, que mudará muitos hábitos do cotidiano, principalmente os de higiene. No momento as crianças estão em casa, mas como a escola é um local onde elas passam grande parte do tempo e entram em contato com outras pessoas, há mais exposição. Por isso, quando as aulas forem retomadas, é preciso reforçar as dicas que vamos passar a seguir. Confira!

Incentive-as a lavar as mãos

Uma dica simples, mas muito importante! Lavar as mãos frequentemente é a principal medida para evitar a transmissão e de doenças. Incentive as crianças a lavar as mãos antes das refeições, após atividades com objetos compartilhados ou feitas ao ar livre e após usarem o banheiro. Pode ser um hábito comum em casa, mas é essencial mantê-lo na escola. Aproveite para ensinar a maneira ideal de lavar as mãos!

Evite o compartilhamento de garrafas

As crianças podem ter o hábito de compartilhar as garrafinhas de água ou os copos, mas isso pode ser prejudicial à saúde. As doenças também podem ser transmitidas dessa maneira, por isso lembre-as de sempre levar a própria garrafa, de higienizá-la com frequência e de não compartilhá-la com os colegas, caso alguém peça.

Não consumir alimentos pouco saudáveis

Também é comum encontrar alunos comendo doces, salgados fritos, refrigerantes e alimentos industrializados durante o recreio. Esses hábitos, se constantes, podem gerar muitos danos à saúde das crianças, como a obesidade - um grave problema que pode gerar hipertensão e diabetes, por exemplo. Para contornar essa situação, a escola deve ficar atenta ao que é vendido na cantina e explicar às crianças a importância de se ter uma alimentação saudável. Apresente frutas, sucos naturais e alimentos com menos gordura e sal. Além disso, incentive-as a levar comida de casa.

Garanta a hidratação

Sabemos que beber água regularmente traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, certo? Manter esse hábito previne doenças e evita o desenvolvimento de cálculos renais e de infecção urinária. Por isso, ensine os alunos a tomar água regularmente durante o dia e a deixar uma garrafinha sempre por perto para ficarem sempre hidratados.

Manter a posição correta

Na escola, as crianças podem não se sentar de forma adequada nas cadeiras, o que pode afetar a postura - ainda mais em fase de desenvolvimento. Elas podem desenvolver dores nas costas ou desvios na coluna, por isso é importante lembrá-las de se sentar corretamente na cadeira, sempre com o quadril perto do encosto, e de manter a coluna reta, com os pés no chão. Outro fator que interfere na postura das crianças são as mochilas muito pesadas. Então a escola não deve pedir nada além do necessário para as aulas e deve deixar o que puder em sala de aula.

Boa alimentação antes da escola

Normalmente, algumas crianças não gostam de tomar café da manhã antes de ir para a escola, mas esse é um hábito importante. Uma boa alimentação logo cedo ajuda a dar energia às crianças, deixando-as ativas para realizar as atividades escolares, facilitando o aprendizado.

É possível manter as crianças saudáveis e ensiná-las sobre a importância disso na escola! Siga essas dicas com os estudantes. ;) 

Veja outros posts com dicas para a escola em nosso blog:

Como manter o foco dos alunos em sala de aula?

Dicas para estimular o pensamento crítico em sala de aula