As reuniões de pais e professores são momentos de extrema importância na trajetória escolar de uma criança. É nesses encontros que os pais têm feedback sobre como está o desempenho dos filhos, o que está caminhando de maneira satisfatória e o que ainda precisa ser melhorado. As reuniões muitas vezes podem ser longas e pouco produtivas, sobretudo se o(a) professor(a) não conseguir deixar clara a proposta do encontro. Pensando nisso, listamos seis dicas para manter a reunião dinâmica!

Encontre um dia ideal

Encontrar um dia em que todos os responsáveis possam comparecer é uma tarefa difícil. Uma ideia pode ser sugerir duas datas e pedir para que votem na opção que mais agrada o grupo. Atente também ao horário, pois marcar reuniões muito tarde, por exemplo, pode dificultar a presença dos pais. 

Exponha a pauta da reunião

Ao convocar os pais, já envie o que será discutido e os pontos que serão abordados, e deixe bem clara a importância da presença de cada um deles.

No dia, ao começar a reunião, repasse essa pauta e determine como vai ser o andamento da conversa, quando os pais vão ter espaço para fazer perguntas e quando poderão expor suas ideias.

Reserve um espaço confortável

Muitas reuniões duram bastante tempo, então invista em lugares confortáveis para todos se sentarem. Com todos acomodados em lugares apropriados, as chances de eles se concentrarem apenas nos assuntos da reunião são bem maiores.

Fale o necessário

Ninguém gosta de ir a uma reunião ou palestra e ficar ouvindo apenas uma pessoa falar sem parar. Foque no que precisa ser dito e exponha as ideias de forma objetiva. Alguns temas podem render mais discussões, por isso não perca tempo com algo que não seja construtivo para todos.

Seja atencioso(a)

Para uma boa dinâmica, reserve um momento para os pais falarem e exporem ideias, críticas e sugestões. Nesse momento, esteja concentrado(a) no que está sendo dito; isso vai demonstrar que o corpo docente se importa com o que os responsáveis pelos alunos pensam. 

Demonstre cuidado

É fundamental que os professores não exponham as crianças na frente de outros pais. Caso seja necessário, chame alguns responsáveis separadamente, antes ou depois da reunião, e converse sobre os alunos em questão.

Mostre-se interessado em ajudar as crianças que tenham algum ponto para melhorar, seja nas atitudes, seja em relação às notas. O professor que sugere saídas para solucionar alguma questão é mais valorizado pelos pais do que aqueles que só criticam os alunos.

Gostou desse conteúdo? Confira outras matérias relacionadas:

8 dicas para planejar a primeira reunião de pais do ano

4 opções de aulas “diferentonas” que você pode experimentar com seus alunos

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!