A tecnologia faz parte da rotina de muita gente. Por isso, muitas atividades tiveram que ser adaptadas ou modificadas para se adequar ao uso dela. Entre elas está a educação. Isso mesmo, o processo de ensino das escolas precisou se modernizar para atender às necessidades de uma geração de estudantes que está crescendo junto com essa mudança cultural.

Pensando nisso, o COC decidiu separar alguns recursos tecnológicos que toda instituição de ensino deve oferecer aos estudantes e professores para proporcionar uma experiência completa. Veja!

1 - Plantão de dúvidas on-line

Ter um plantão de dúvidas on-line é garantir que seus alunos tenham assistência quando estiverem estudando longe da escola. Dessa forma, é algo que deve ser implantado e estimulado, para que recorram a ele quando sentirem dificuldades ou precisarem de uma nova explicação de uma determinada disciplina.

Em muitas instituições, os plantões não ocorrem todos os dias e são apenas presenciais, o que inviabiliza o uso pelos estudantes, uma vez que isso influencia a maneira como eles voltam para casa, e gera um gasto a mais, caso o aluno precise se alimentar na cantina da escola.

Com a consultoria on-line, o acesso é rápido e fácil, dando mais conforto para os alunos e professores.

2 - Videoaulas

Atualmente é possível perceber que as crianças e os jovens focam sua atenção em conteúdos audiovisuais, e a sua escola pode se aproveitar disso para proporcionar ainda mais conhecimento a eles. Ter um acervo de videoaulas é uma maneira interessante de estimular os estudos e de fazer com que eles busquem as respostas e explicações de variados temas na plataforma da instituição.

Além disso, as videoaulas podem servir como um material de consulta e de aprofundamento de muitos assuntos que não conseguem ser explorados em profundidade dentro da sala de aula. Os professores, cientes desses conteúdos, devem utilizar esse recurso para expandir o conhecimento dos estudantes.

3 - Gerador de avaliações

Os professores sempre explicam nas salas de aula que a melhor forma de absorver um conteúdo é fazendo exercícios práticos. Portanto, dê a eles ferramentas para que eles testem seus conhecimentos! 

Um gerador de avaliações pode ser a solução para isso. Afinal, contar com um banco de exercícios com questões reais que caíram nos principais vestibulares do país é uma ótima forma de simular essa realidade. 

4 - Agenda virtual

Uma agenda virtual também traz benefícios para a comunidade escolar, já que pode ser usufruída pelos docentes, mantenedores, estudantes e pais. Uma ferramenta completa como essa pode dar aos professores a facilidade de enviar comunicados e anexar documentos, como vídeos, textos, artigos, entre outros que contribuem para o aprendizado do aluno.

Para os estudantes, é uma plataforma mais ágil onde se pode verificar as atividades de casa, ter acesso a materiais extras e acessar os comunicados enviados pela diretoria ou outros departamentos da escola.

Já para os pais e responsáveis, a agenda virtual é uma maneira de estarem mais presentes na vida escolar dos filhos, acessando os informativos e observações sobre eventuais problemas durante a aula, além de poderem consultar a mensalidade e anexar a ficha médica da criança ou adolescente.

5 - Plataforma de elaboração de aulas

Os recursos tecnológicos também podem beneficiar os docentes da sua escola. Já existem mecanismos que os ajudam a preparar aulas mais interativas, dinâmicas e com elementos audiovisuais. O resultado disso será uma explicação mais aprofundada, com os alunos mais atentos e, certamente, um nível de entendimento maior.

Conclusão

Já imaginou ter todos esses recursos juntos em uma única plataforma? Aqui no COC a sua escola tem! Cada mecanismo foi elaborado para atender às necessidades do dia a dia, tanto de alunos quanto de professores, diretores, mantenedores e pais. 

Gostou de saber disso? Então veja no blog do COC mais artigos sobre as nossas soluções educacionais!