O ensino médio é um período, muitas vezes, cheio de desafios e de apreensão por parte dos estudantes. Esse é o momento em que eles devem se dedicar mais aos estudos e escolher uma área profissional para iniciarem sua graduação.

A escola possui um papel fundamental nesse processo de transição do encerramento da fase escolar para o início da vida universitária. Por isso, ela deve estar preparada para oferecer aos alunos uma estrutura e recursos que os auxiliem ao longo dos três últimos anos do ensino básico.

A seguir você vai conhecer algumas ferramentas que a sua instituição pode ter para melhorar o rendimento dos seus estudantes na preparação para as provas de vestibulares. Acompanhe!

1 - Apoio complementar ao aluno

Você sabe que no ensino médio o fluxo de matérias aumenta e é preciso um esforço conjunto entre escola, professores e alunos para que todos deem conta de ensinar e aprender todo o conteúdo programado no tempo certo.

Porém, existem diversos fatores que podem comprometer esse planejamento e, consequentemente, prejudicar, mesmo que um pouco, as explicações dos docentes e o aprendizado dos estudantes. Sejam por motivos pessoais, sejam por profissionais (ou que não estejam sob o controle dos gestores escolares), é preciso considerar esses contratempos.

Nesse sentido, o que você e o corpo pedagógico da sua escola podem elaborar é um sistema de plantões de dúvidas presenciais ou virtuais fora do horário de aula para atender os alunos que tiveram dificuldades em compreender a temática vista em sala, ou que não conseguiram realizar as tarefas de casa e têm questionamentos a respeito da disciplina.

Portanto, invista na contratação de um time de professores plantonistas que sejam capacitados e que tenham uma boa didática para atender a essas demandas. Além do mais, pense que nos tempos modernos em que vivemos e adote diversos recursos, como um canal de comunicação virtual para os estudantes consultarem também é uma ideia relevante.

2 - Orientações sobre carreiras e vestibulares

Durante a fase de desenvolvimento escolar dos seus alunos e na proximidade dos vestibulares, é natural que os jovens vivam um período de dúvidas e de incertezas em relação a qual carreira escolher, aos desafios da preparação para as provas e ao estilo de cada uma delas.

Sua instituição pode dar um apoio prático e emocional a eles, promovendo palestras com profissionais de determinadas áreas, com o intuito de mostrar a realidade de algumas profissões, os desafios, as realizações etc. Essa é uma maneira de orientar aqueles estudantes que ainda têm dúvidas sobre qual ramo escolher.

Além disso, leve aos alunos do ensino médio informações sobre as provas de vestibulares mais conhecidas do país. Para eles, é importante saber as principais características delas, como o estilo da redação e como é calculada a pontuação. Todos esses dados ajudam a desmistificar esse momento de prestar um vestibular.

Quando as datas das provas estiverem chegando, prepare o corpo docente da sua escola para orientar os jovens sobre como controlar o nervosismo, como administrar o tempo durante a execução do exame, quais os alimentos mais indicados para serem consumidos antes e durante o vestibular etc. Pense que todas as dicas são bem-vindas para os seus alunos.

3 - Promover provas e simulados

Outra maneira de oferecer uma boa preparação aos estudantes do ensino médio que estão prestes a fazer exames de vestibular é promovendo provas e simulados baseados nas questões que apareceram em aplicações anteriores. 

Com essa rotina, os jovens conseguem ver na prática como é o estilo das questões e se forçam a criar uma estratégia que lhes faça sentido para usar durante a prova. 

Para ajudar o seu time de docentes a elaborar esses simulados, a sua escola pode contar com um recurso interessante de gerador de provas, baseados em um banco de dados repleto de perguntas feitas nos principais vestibulares do país.

A ferramenta é útil, pois poupa o tempo dos professores, que não precisam ficar horas elaborando os enunciados, e ajuda os alunos, que passam a resolver questões que realmente estiveram nas provas qualificatórias.

4 - Espaço para estudos

Embora os jovens tenham uma grande habilidade para estudar utilizando ferramentas eletrônicas e os recursos oferecidos, o que os permite aprender em qualquer ambiente, é importante que a sua escola tenha um espaço reservado para que eles possam frequentar para se concentrarem nas tarefas.

5 - Vídeos e aulas extras

Para finalizar este artigo e juntar um pouco do que foi dito em todos os tópicos anteriores, outro recurso que pode engrandecer a sua escola e auxiliar os alunos do ensino médio é o complemento do ensino com videoaulas disponíveis em uma plataforma digital.

Desse modo, seus alunos poderão acessar os conteúdos onde, quando e como quiserem, dando mais liberdade para que eles completem seus estudos. Além disso, as dicas práticas de como ir bem em uma prova de vestibular podem ser acessadas por meio de vídeos. 

Deixamos aqui o convite para que você conheça o COACH COC, o canal do Sistema COC de Ensino no YouTube voltado totalmente para dicas e informações sobre como estudar mais e melhor para alcançar um bom rendimento nos vestibulares. 

Essa ferramenta pode ser utilizada pelos professores da sua escola durante as aulas do ensino médio, além é claro, de indicar os vídeos para que seus alunos assistam em casa. 

Quer ler mais artigos sobre educação e melhorias para a sua escola? Então acesse o blog do COC e confira!

Os benefícios das ferramentas digitais para o ensino da sua escola

Como preparar a sua escola para o retorno às aulas pós-pandemia