Por vezes, para as crianças e os adolescentes, o processo de aprendizado pode ser cansativo. Por isso, é importante que os professores também invistam em aulas interativas, para gerar ainda mais curiosidade e estimular os estudantes. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para você aplicar durantes as aulas. Acompanhe!

Promova atividades e passeios

Programar um passeio ou estudo do meio é o primeiro passo para surpreender seus alunos! Analise o conteúdo que eles estão estudando e pense em lugares ou atividades que podem ajudar na contextualização das matérias. Você poderá levá-los a um museu de arte, por exemplo, para explicar os diferentes estilos de produções artísticas, ou a uma peça de teatro que encene uma obra literária que faz parte dos estudos. Esse tipo de atividade é interessante porque ajuda o estudante a entender o conteúdo de maneira mais lúdica e significativa.

Recorra às tecnologias

Use o conhecimento dos seus alunos sobre as tecnologias a seu favor! Elabore algumas aulas que os façam interagir com dispositivos móveis, por exemplo. Seja fazendo pesquisas, seja respondendo a perguntas em tempo real, ou até mesmo realizando buscas em sites que complementam o estudo do conteúdo em pauta.

É claro que é necessário organizar o acesso à internet e regular o uso dos celulares durante as aulas. Então converse com seus alunos e alinhe como a aula será realizada para que todos se beneficiem com o combinado.

Proponha trabalhos diferentes

Que tal elaborar trabalhos que façam os alunos utilizar recursos comuns no cotidiano deles, como gravar vídeos ou tirar fotos? Assim você fará com que eles aprendam de maneira mais leve e próxima de sua realidade!

Renove a sala de aula 

Uma dica simples, mas que gera um efeito interessante nas aulas, é a mudança na disposição das cadeiras. Isso mesmo! Faça uma distribuição diferente e evite deixar todos enfileirados. Uma alternativa bacana é colocar as cadeiras em formato de U, pois isso possibilita que os alunos enxerguem os rostos dos colegas e proporciona um melhor contato entre professores e estudantes.

Promova debates

Você pode aproveitar a diferente disposição das cadeiras em sala para promover debates sobre diferentes temas. Interagir dessa forma mostra que o professor está interessado no que os alunos têm a dizer. Além disso, você consegue estimular o pensamento crítico, a habilidade da fala e o respeito entre os colegas!

Essas são algumas dicas que você pode utilizar para manter seus alunos mais atentos às aulas e aproximá-los dos estudos. Quer ver outras dicas sobre organização escolar?

Estudo do meio: a importância de incluí-lo no calendário escolar

6 dicas para deixar a reunião de pais mais dinâmica

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!