Um novo ano começou e, com ele, chega um novo ano letivo, novinho em folha! Esse período é o momento ideal para fazer o planejamento das aulas de cada disciplina. Os professores devem conversar em grupo e decidir as melhores práticas pedagógicas para cada turma, como serão realizadas as atividades e como deixar as aulas mais atrativas para os alunos voltarem motivados. Para te ajudar, reunimos algumas dicas neste post. Confira!

Crie novas experiências 

Comece pensando que para esse novo ano, você deverá planejar as aulas de forma que os alunos possam interagir e participar ainda mais, aproveitando também os espaços pedagógicos disponíveis na escola, como o pátio, a biblioteca e a sala de informática. Essas novas experiências mudarão o jeito de os alunos aprenderem e, assim, eles serão mais estimulados a prestar atenção. 

Organize aulas nas quais os alunos possam trabalhar em grupos e debater sobre o conteúdo, por exemplo, para sair da rotina. Além disso, os estudantes vão aprender a ter mais autonomia e responsabilidade, já que o andamento da aula dependerá deles, ainda que estejam sempre acompanhados dos professores, claro!

Proponha desafios e estipule metas

No começo do ano letivo, organize alguns desafios para os alunos cumprirem, assim eles se sentirão estimulados a alcançar metas. Pode ser um jogo ou uma gincana que envolva o conteúdo que está sendo trabalhado ou que trabalhe situações reais. Dessa forma, os alunos desenvolverão habilidades, como o pensamento matemático e o raciocínio lógico, e refletirão sobre a importância de trabalhar em equipe. Ainda, os alunos serão estimulados a trabalhar de maneira colaborativa e a compreender os pontos de vistas dos outros, já que devem pensar juntos para encontrar uma solução para o desafio.

Usufrua das tecnologias

Aproveite algumas modernidades e as leve para a sala de aula. Estipule regras para o uso das tecnologias, como celular e computadores, mas crie momentos para que os alunos as utilizem como material de apoio. Pesquise aplicativos que podem ser úteis, que colaborem para o aprendizado dos estudantes, e estimule esses momentos interativos! 

Siga o calendário escolar

As escolas costumam fazer uma programação geral todos os anos, que é enviada aos educadores e também à comunidade escolar. É possível planejar as aulas de acordo com esse calendário, tendo conhecimento das datas em que serão realizados eventos, recessos, feriados, reuniões, provas gerais e conselhos de classe. Claro que cada escola deve ajustar essas atividades e eventos à proposta pedagógica e, assim, facilitar o planejamento das primeiras aulas do ano e dos outros meses também. Mas use essas informações a seu favor!

Organize a grade curricular

Os coordenadores e educadores devem ter conhecimento de quantas aulas de cada disciplina as turmas precisam ter para que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Tente não colocar duas aulas de exatas seguidas, por exemplo, assim a rotina dos alunos fica menos pesada e os horários dos professores ficam mais flexíveis. 

Essas são algumas dicas para a equipe pedagógica das escolas aplicarem no planejamento das aulas logo no começo do ano letivo. Não se esqueça delas e bom retorno! 

Continue acompanhando o nosso blog para ver mais dicas para a escola:

Dicas para estimular o pensamento crítico em sala de aula

5 ideias de aulas interativas para você levar para a sua escola

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!