As crianças e os adolescentes estão crescendo em um mundo muito globalizado e digitalizado, que faz com que tenham mais interesse em ficar horas e horas em frente às telas dos celulares, tablets e computadores, conversando, assistindo a vídeos, lives e séries, e jogando.

Nessa realidade, as atividades esportivas são constantemente deixadas de lado, e a escola tem o papel relevante de conscientizar seus alunos sobre a importância de reservarem um período do dia e da semana para se exercitarem. A seguir você verá alguns motivos para incentivar a prática de esportes. Acompanhe!

1 - Desenvolve a socialização

O ambiente escolar é responsável por desenvolver habilidades intelectuais, emocionais, psicológicas e sociais, muitas vezes todas ao mesmo tempo. Criar relações com as pessoas, ver o surgimento de uma amizade, conhecer o próximo, todas essas são ações que podem ser potencializadas com a prática de esportes.

O esporte tem a característica de juntar as pessoas, de promover a integração e de despertar a empatia, por isso é tão importante que os estudantes se dediquem a ele quando tiverem a oportunidade, dentro ou fora da escola.

2 - Ensina a lidar com as frustrações

Um sentimento que é inevitável para qualquer um é a frustração. Nós a sentimos quando nossas expectativas não são alcançadas, e o resultado pode ser tristeza, irritação, raiva ou desinteresse. Mas é preciso aprender a lidar com as frustrações; afinal, todos nós já as sentimos e, certamente, ainda vamos sentir outras vezes.

Para um jovem, que está aprendendo a lidar com as suas emoções, essa tarefa pode ser difícil, já que ainda não tem a dimensão dos fatos e, geralmente, tende a achar que algumas coisas são o fim do mundo. E é nesse ponto que as práticas esportivas atuam!

Aprendemos no esporte que, independentemente da modalidade, uma pessoa vai ganhar e outra vai perder. Isso faz parte das regras dos jogos, e as derrotas costumam ensinar essa lição tão valiosa que é a de aprender a lidar com a frustração. Reconhecer que o resultado não foi o esperado, que há o que melhorar, que seu oponente pode ter sido melhor durante a competição e não se desmotivar diante de um resultado adverso é um dos melhores ensinamentos que se pode tirar das práticas esportivas.

3 - Desperta a concentração

Para realizar uma atividade esportiva, é preciso ter foco, mesmo que seja só por lazer. A concentração acompanha o praticante durante todo o exercício, e isso gera consequências muito positivas que são aplicadas em outras ações do dia a dia, como realizar uma prova, estudar, aprender algo novo, prestar atenção nas aulas etc.

Por isso, incentive seus alunos a praticar exercícios físicos e a descobrir novos esportes, assim estarão sempre treinando habilidades diferentes e desenvolvendo características fundamentais para serem aplicadas no cotidiano.

4 - Ajuda a saúde física e mental

Manter-se em movimento e gastar energia é muito importante para manter a saúde do nosso corpo. Dessa forma, crie uma maneira de comunicar aos seus alunos a necessidade de praticar algum esporte. 

Ao sair um pouco do mundo digital, eles vão ter contato com a natureza, tomar sol e criar proteção para o corpo, que são coisas que fazem a diferença também quando falamos sobre a saúde mental das pessoas. Muitos adultos encontram no esporte uma maneira de aliviar o estresse, e as crianças e adolescentes também podem seguir o mesmo caminho para externalizar suas emoções e se distraírem.

Conclusão

Praticar um esporte por lazer ou para competição é importante para a formação completa do jovem, e na escola essa relação com a prática esportiva pode ser explorada de maneira satisfatória, apresentando diferentes tipos de modalidades, mostrando a importância de se exercitar e, principalmente, ensinando a verdadeira essência do esporte.

Gostou deste texto? Então confira no blog do COC nossos outros artigos!