O final de ano costuma ser uma época de ansiedade e também de descontração para as crianças. Nesse momento em que as provas já acabaram, muitas escolas gostam de usar os últimos dias para promover festas de confraternização entre os alunos. Pensando nisso, nós reunimos algumas ideias de dinâmicas e brincadeiras que os professores podem adotar. Confira!

Pense em um tema

Festas temáticas são sempre uma boa opção para empolgar as crianças! Defina com os alunos um tema do qual que a maioria gosta, depois proponha que todos produzam em conjunto as decorações para a confraternização. 

Algumas ideias que podem animar os pequenos são as festas a fantasia, uma festa já em clima de férias (com os alunos sem uniforme e aproveitando os espaços externos da escola), festa do brinquedo (dia em que é liberado para as crianças levarem seus brinquedos favoritos para a escola), entre outras. 

Lanche comunitário

Durante os intervalos das aulas, é comum que cada grupo de alunos coma seus lanches em lugares diferentes na escola, mas que tal propor que todos fiquem juntos? Uma boa maneira de incentivar o convívio entre os colegas é propor um lanche comunitário! Defina antes o que cada aluno ficará responsável por trazer e explique que a comida é de todos. 

Brincadeiras

Que criança não gosta de brincadeiras, não é mesmo? Por isso, seja criativo! Um bom e velho amigo das confraternizações é o amigo secreto. Nesse caso, sugerir que os próprios alunos produzam os presentes é uma maneira legal de estimular ainda mais o desenvolvimento das crianças. Se o sorteio for feito com antecedência, as crianças podem elaborar os presentes em casa, com a ajuda dos pais. Caso o sorteio seja feito durante a confraternização, os alunos podem produzir desenhos uns para os outros, por exemplo.

Neste momento de descontração, os professores podem também sugerir que cada aluno diga diante da turma algum fato marcante do ano letivo, que pode ser uma viagem de estudo do meio, alguma aula que chamou a atenção da criança ou qualquer outro acontecimento que tenha relação com a escola.

Durante o encerramento de mais um ano letivo, promova a interação entre os alunos. Crie um mural de recados dos alunos mais velhos para os mais novos, com mensagens motivadoras e incentivando os que vão chegar no próximo ano. Isso cria uma conexão entre os alunos e uma rede de empatia entre eles.

Lembrancinhas

Ao final da festa de confraternização, surpreenda as crianças com lembrancinhas para elas levarem para casa. A escola poderá presentear os alunos com brinquedos simples, como potinhos de bolhas de sabão, ioiôs, pequenas bonecas, carrinhos, entre outros.

Estas são algumas dicas para que você consiga organizar uma confraternização bem legal para os seus alunos. Opte por atividades que exploram o desenvolvimento cognitivo e divertem as crianças!

Confira outros textos do nosso blog:

Como organizar uma gincana na sua escola

Estudo do meio: a importância de incluí-lo no calendário escolar

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!