É hora de se preparar! O Simuladão Enem COC 2018 acontecerá em dois domingos, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro. Além de ser uma ótima oportunidade para você treinar para os vestibulares, o Simuladão também dará vários prêmios incríveis para os melhores colocados, como um intercâmbio de dois meses em Dublin e outro de um mês em Londres! Mas para se dar bem no exame, você precisa se organizar. Por isso, separamos algumas dicas que poderão te ajudar. Dá uma olhada:

Prepare-se com antecedência

Você pode usar o Simuladão como um importante complemento dos seus estudos. Para isso, planeje-se com muito empenho, faça cronogramas de estudo e comece a dedicar uma parte do seu dia ou da sua semana para absorver todo o conteúdo que poderá cair nesta prova. O Simuladão é uma valiosa oportunidade para  treinar para o Enem. Por isso, aproveite essa chance ao máximo e faça a prova com bastante comprometimento, buscando realmente se preparar para o vestibular.

Descanse no dia anterior

No dia anterior às provas do Simuladão, aproveite para relaxar a mente e fazer alguma atividade que te distraia. É importante que você esteja descansado e bem disposto no momento de fazer a prova (e não exausto e de cabeça cheia devido aos estudos de última hora!).

Durma bem

Aproveite a noite anterior das provas para dormir cedo: uma boa noite de sono vai recarregar suas energias e te deixar totalmente preparado para fazer os exercícios com concentração!

Alimente-se com qualidade

No dia do exame, é normal se sentir um pouco ansioso. Por esse motivo, evite alimentos “pesados”. Opte por refeições leves, que propiciem uma nutrição suficiente e te deixe bem e sem fome na hora do Simuladão.

Separe o que precisa levar para a prova

Separe o material necessário para a realização do Simuladão nos dias anteriores aos dias das provas, como documentos e caneta preta. Além disso, evite levar para a escola os materiais que você sabe que não poderá usar na hora das provas.

Leve um lanchinho

Mesmo se você não costuma sentir muita fome, leve algo para comer durante a prova. Pequenos sanduíches naturais e barrinhas de proteína ou cereais são indicados para esses casos, já que são alimentos práticos, que trazem uma sensação de saciedade e também não incomodam tanto os outros candidatos com barulho alto de mastigação.

Hidrate-se

Além do lanchinho, não se esqueça de levar uma garrafa de água com você e consuma o suficiente para se manter hidratado. Apenas tenha cuidado para não exagerar e precisar ir ao banheiro toda hora!

Chegue no horário

Planeje-se para chegar ao local das provas com um pouco de antecedência, para que os atrasos não te obriguem a sair correndo, a esquecer o que você queria levar e ainda chegar cansado ao local. Chegando na hora certa, você consegue tomar água, encontrar sua sala com calma e ainda se concentrar para fazer um bom Simuladão.

Mantenha-se calmo

Procure ficar o mais relaxado possível durante o Simuladão: acredite em tudo o que você estudou e no quanto se preparou para estar ali.

Leia com atenção

Não deixe que a ansiedade te faça sair “atropelando as questões”. Pelo contrário: procure ler as questões com muita calma, tanto para entender completamente o enunciado quanto para não ficar pensando depois que errou por falta de atenção.

Atente-se ao tempo

Administrar o tempo disponível para a prova é um dos maiores desafios para os candidatos. Aproveite o Simuladão para treinar suas estratégias e encontrar a melhor maneira para resolver as questões e passar os resultados para o caderno de respostas, por exemplo.

Siga as nossas dicas e tenha uma excelente prova! Esperamos que você se saia muito bem e, com isso, chegue ainda mais preparado e confiante para fazer as provas dos vestibulares. Acompanhe o nosso blog e fique de olho em outras dicas valiosas como essa!

Aqui estudar é poder!


O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.