A resposta para a pergunta título deste texto irá mesmo depender de cada um. Não há como determinar um horário fixo: uns preferem estudar de manhã, outros à tarde. O nosso objetivo, porém, é ajudar você a identificar qual período do dia combina mais com o seu estilo. Para isso, separamos uma explicação sobre a relação do organismo humano com as diferentes horas do dia e como você pode usar isso para se tornar ainda mais produtivo nos estudos.

Ritmo circadiano

A cronobiologia é a ciência que estuda o ritmo e a periodicidade do funcionamento químico e biológico dos seres vivos. Dentro da área, há um importante conceito, chamado de ciclo (ou ritmo) circadiano.  Ele se refere à maneira como o corpo humano se adapta às variações dos períodos do dia para realizar suas funções, o que dura em média 25 horas.

O nosso corpo pode apresentar uma variação hormonal ao longo do dia. Assim, é normal que em alguns momentos nós estejamos mais cansados, e em outros, completamente dispostos e produtivos. A maior parte das pessoas é indiferente ao seu ciclo, ou seja, após um tempo consegue se adaptar à rotina sem grandes problemas. Porém, alguns indivíduos são realmente matutinos ou vespertinos, possuindo bastante dificuldade de apresentar energia em todos os períodos do dia.

Ainda assim, o ciclo circadiano não é uma “desculpa” somente para acordar mais tarde ou argumentar não conseguir concentrar-se de manhã. É necessário um bom tempo de observação e até um diagnóstico que comprova que você realmente não lida bem  com o período matutino, por exemplo. Por isso, é fundamental testar os períodos do dia e esforçar- se ao máximo no processo de adaptação.

A importância do sono

O sono exerce um papel fundamental na organização do ciclo circadiano, funcionando como o elemento que “puxa” o restante do ritmo. Durante os estados mais profundos do sono, o corpo humano libera uma série de hormônios, renova as células e ainda fixa os seus aprendizados do dia. Dormir mal poderá ser responsável por desregular todo o seu fluxo corporal, tornando mais difícil ter disposição ao longo da manhã e da tarde.

A influência do ambiente

O ambiente externo também influencia na regulação do seu ciclo e na produtividade:

Luminosidade

O fator externo que mais exerce influência sob o ciclo biológico é a luminosidade. A luz natural do sol faz com que nosso corpo produza hormônios que o ajudam a nos manter em alerta e com disposição. Durante a noite, as fontes artificiais de luz não trazem o mesmo efeito; pelo contrário, elas são estressantes para o organismo. Já a escuridão ativa o mecanismo de liberação da melatonina, responsável por nos induzir ao sono.

Local

O local onde você estuda não fará diferença alguma para a regulação do seu ciclo corporal. Porém, pode ser decisivo para te ajudar a aumentar a concentração. Estar em um ambiente barulhento e movimentado, independentemente da hora do dia, irá contribuir para desviar sua atenção e dificultar os estudos. Por isso, opte por lugares calmos e quietos.

Clima

As temperaturas extremas - muito quentes ou muito frias - podem atrapalhar muita gente na hora dos estudos. Estar suando pelo calor ou tremendo de frio desconcentra e torna a atividade ainda mais difícil. Portanto, deixe o ambiente mais agradável e ameno, seja ligando o ventilador, o ar-condicionado ou o aquecedor!

As características de cada período do dia

O estudo em cada período do dia apresenta pontos positivos e negativos, como:

Manhã

O estudante acabou de acordar e, por isso, tende a estar descansado. Há uma boa luminosidade do sol e as temperaturas estão mais baixas - principalmente nas primeiras horas do dia. Porém,  algumas pessoas podem demorar para se sentirem mais alertas e despertas, sentindo-se sonolentas durante boa parte da manhã. Para tentar contornar essa situação, é preciso regular o sono.

Tarde

Durante a tarde, o estudante pode sentir menos os efeitos do sono. A luminosidade do sol está alta, porém o calor também costuma se fazer mais presente. É comum que, logo após o almoço, algumas pessoas se sintam sonolentas. Contudo,  esse é um movimento natural do corpo, fruto do oscilar de hormônios nesse período.

Noite

A noite costuma ser mais silenciosa e calma, o que agrada muitos estudantes. Entretanto, a luminosidade das lâmpadas e das telas geralmente causa um efeito negativo e estressante no corpo. Além disso, virar a madrugada estudando pode desregular o sono, tornando ainda mais difícil  a tarefa de se concentrar em outros períodos.

Encontre o período a que você mais se adapta

Muitos dos cientistas da cronobiologia defendem que os horários nos quais o corpo humano está mais apto a aprender são das 10h às 14h e das 16h às 22h; em contrapartida, as horas em que estamos menos aptos a aprender seriam das 04h até as 07h. Porém, lembre-se: esses números são uma média. Na verdade, é você quem perceberá o melhor período para os seus estudos.

Há certas situações em que, infelizmente, não tem jeito. Se você faz cursinho de manhã, só sobram o período da tarde ou o da noite para os estudos ou o trabalho. Se estuda à noite, só há a manhã ou a tarde.

Porém, se puder optar, crie o hábito de acordar cedo e começar a estudar, anotando o que você sente em cada hora. Se não se adaptar depois de um bom tempo, transfira para a tarde. Os primeiros dias em cada período serão realmente difíceis, então não os considere para formular suas resoluções. É importante também levar em conta que há fases em que você está mais cansado, dormindo mal ou estressado, o que faz muita diferença na produtividade.

Dicas para estudar bem em qualquer horário

Independentemente da hora que você escolher para os estudos, há algumas dicas muito importantes que te ajudam a render mais, como:

Comer bem

A falta de tempo e a correria dos estudos podem fazer com que você não se preocupe com as refeições e coma mal durante o dia. Não deixe que isso aconteça! Uma alimentação saudável é a responsável por um corpo igualmente com saúde; logo, ao alimentar-se bem, as suas capacidades cognitivas também estarão funcionando muito melhor.

Praticar atividades físicas

Correr, caminhar, malhar ou praticar qualquer outro esporte é fundamental para controlar diversos hormônios do seu corpo, aumentando a disposição e a concentração no dia a dia.

Dormir bem

Uma boa noite de sono te ajuda a se manter com energia durante o dia. Controle os estudos e monte um cronograma, de maneira que você não precise virar a madrugada com os livros para as provas ou mesmo para o vestibular, por exemplo.

Largar as distrações

Na hora dos estudos, fique longe das redes sociais! Só use a internet para fazer pesquisas, tirar dúvidas sobre alguma matéria ou realizar exercícios e simulados, como por meio do nosso aplicativo Coach COC!

Veja outras dicas que vão te ajudar a mandar bem nos estudos:

Como fazer um cronograma de estudos

Como fazer um resumo eficiente

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!