O  ensino médio chega ao fim, e é hora de escolher qual graduação você irá fazer. Isso significa decidir com o que poderá trabalhar no futuro. Você está em dúvida entre alguns cursos, entra nos sites das faculdades para ver as opções e se depara com um detalhe: o bacharelado e a licenciatura. Se não bastassem esses dois nomes desconhecidos, você nota que o mesmo curso pode estar disponível nas duas versões. E agora? Qual caminho seguir? Qual dos dois é melhor para o mercado de trabalho?

É normal que essa e outras dúvidas, como qual faculdade escolher, surjam no meio do caminho. É um dilema normal, afinal, são diversas as áreas à sua disposição. Juntamos aqui algumas informações que vão te ajudar a distinguir um curso de licenciatura de um curso de bacharelado e, assim, descobrir qual deles tem mais a ver com você!

O que é um curso de bacharelado?

É uma forma mais ampla de atuar no mercado, ou seja, um curso de caráter generalista. Sendo bacharel, é permitido que o profissional trabalhe em diversas áreas da sua especialidade. Por exemplo: se você escolher cursar administração, poderá administrar o seu próprio negócio, atuar em empresas públicas ou privadas, ou então escolher focar sua área de atuação em algum departamento específico, como recursos humanos, operações, finanças, marketing, entre outros.

E o que é um curso de licenciatura?

Um curso superior de licenciatura é feito para formar professores. Ou seja, se você quiser se tornar um educador após sair da faculdade e escolher as salas de aula como ambiente de trabalho, deve escolher essa modalidade.

Durante a licenciatura, o aluno foca no aprendizado de matérias específicas, como português, história, geografia, matemática e filosofia, e faz a relação delas com outras disciplinas ligadas à educação, como gestão escolar, didática, políticas educacionais, entre outras. Quem opta por se formar com o título de licenciado pode lecionar em escolas públicas ou particulares e no ensino fundamental ou médio, dependendo da área que escolher.

Licenciatura e bacharelado têm algo em comum?

Sim. Ambos são cursos de nível superior, podendo ser cursados em faculdades presenciais ou a distância, e são oferecidos em faculdades públicas ou particulares.

Ou seja, a principal diferença entre eles é o caminho que você pode seguir dentro de uma carreira profissional. É necessário identificar qual deles combina mais com você para ser feito de maneira prazerosa e autêntica. Não são todos os cursos de bacharelado que possuem versões em licenciatura, mas dependendo da carreira que você quiser seguir, pode achar uma área do conhecimento disponível nas duas opções.

Agora que você já sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura, ficou mais fácil escolher em qual delas se graduar. Se ainda tem outras dúvidas sobre curso superior, este post aqui pode te ajudar:

5 dúvidas de todos os vestibulandos ao escolher o curso na faculdade

Aqui estudar é poder!

Seu sonho é estudar em uma boa universidade? Venha para o COC! Aqui estudar é poder realizar. Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para os seus estudos. Saiba mais aqui!