Imagine o tamanho da responsabilidade de listar as melhores faculdades do mundo? Essa é a missão dos rankings universitários, que analisam cuidadosamente cada um dos importantes fatores usados para a avaliação, o peso de cada critério e como atribuí-los de forma coesa e justa.

Como é medido o ranking de faculdades?

O QS Ranking, por exemplo, usa 6 métricas para determinar a posição de cada faculdade ao ranking:

  • Reputação acadêmica;
  • Reputação junto aos empregadores;
  • Proporção entre o número de alunos e professores;
  • Citações por docente;
  • Proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.

A  forma de obter tais informações varia com o passar dos anos.

Já o Academic Ranking Of World Universities (ARWU) conta o número de determinadas premiações recebidas pelos alunos de cada instituição, artigos publicados em revistas prestigiadas do ramo acadêmico, e citações em publicações científicas.

Tanto um quanto o outro busca estabelecer quais instituições de ensino superior se destacam no mundo e por quais atributos. Quer conhecer algumas? Confira:

MIT - Massachusetts Institute of Technology

Fundado em 1861 em Cambridge, nos Estados Unidos, o MIT se tornou referência em centro de estudos de engenharia e tecnologia. Fornece cursos como Física, Química, Matemática, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Gestão de Negócios, entre outros.

É muito conhecido por formar profissionais altamente capacitados no ramo tecnológico. Já formou mais de 120 mil alunos, entre eles, astronautas e ganhadores de prêmios Nobel, como Richard Feynman, que foi considerado o pai da física quântica.

A candidatura é feita ao modo tradicional das escolas americanas, através de uma ficha de admissão e da realização de testes. Após isso, é necessário agendar uma entrevista, das quais apenas uma quantidade limitada está disponível para realização fora dos EUA.

Stanford University

Localizada na cidade de Palo Alto, ao lado do Vale do Silício, a Stanford University foi fundada em 1891 pelo ex-governador e senador da Califórnia Leland Stanford, juntamente de sua esposa, Jane Lathrop Stanford. A instituição tem entre seus ex-alunos e professores os fundadores do Google, do Yahoo, da Nike e da HP e,  na década de 70, era associada ao sistema ARPANET, o precursor da internet. No seu corpo docente, conta com 19 vencedores do prêmio Nobel (como o físico Martin Perl, que provou a existência dos neutrinos), 19 vencedores do prêmio Turing (o Nobel da computação) e 4 premiados Pulitzer.

A universidade de Stanford está separada em sete escolas: as Escolas de Humanidades e Ciências, de Engenharia, e de Ciências da Terra, Energia e Meio Ambiente possuem cursos tanto na graduação quanto na pós-graduação. Já as escolas de Direito, Medicina, Educação e Negócios possuem apenas programas de pós-graduação.

O processo seletivo exige históricos acadêmicos e notas padronizadas, além de cartas de recomendação. Também é preciso preencher a ficha de inscrição e realizar testes de aptidão intelectual.

Harvard

A mais antiga e talvez mais conhecida universidade dos Estados Unidos foi inicialmente chamada de New College, e só ganhou seu famoso nome três anos após a fundação, em homenagem a um de seus primeiros filantropos, John Harvard. Atualmente conta com mais de 21 mil alunos, e alguns de seus ex-alunos mais conhecidos são Barack Obama, George W. Bush, e o brasileiro Jorge Paulo Lemann.

Harvard é adepta do modo de seleção de alunos chamados de need-blind, onde a renda dos candidatos não é levada em conta durante o processo seletivo. Segue o modelo tradicional de recrutamento das escolas americanas, onde é necessário realizar os testes padronizados, como o SAT, assim como exames de proficiência em inglês, como o TOEFL.

A universidade é separada nas escolas Harvard Kennedy School, que administra os cursos de  governo, políticas públicas e administração pública, Harvard Business School, com cursos de MBA, doutorado e cursos de curta duração, como estratégia, finanças e liderança, e a famosa Harvard Law School, que oferece cursos na área de direito.

USP - Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo, fundada em 1934, é uma das instituições de ensino mais respeitadas e conhecidas do país, figurando constantemente nas primeiras colocações em pesquisas de qualidade de ensino. Sua grade de cursos conta com 249 graduações, dedicadas a todas as áreas do conhecimento, com 42 unidades pelo Brasil e mais de 58 mil alunos matriculados.

A USP possui graduação nas áreas de artes e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida e medicina, ciências naturais, e ciências sociais e administração. Alguns de seus cursos mais reconhecidos são História, Linguística, Ciências da Computação, Engenharia Química, Odontologia, Direito e Economia.

A forma de ingressar na faculdade é por meio de um vestibular próprio, a Fuvest, que é uma prova normalmente composta de 90 questões de múltipla escolha.

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Oficialmente fundada em 1966, a Unicamp responde por 8% das pesquisas acadêmicas realizadas no país, 12% da pós-graduação nacional, e é líder no quesito de artigos publicados no Brasil. Conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação.

A universidade é dividida em diversas faculdades. Entre elas, estãos as de Ciências Aplicadas, como administração e nutrição, faculdade de Tecnologia, Institutos de Artes, de Biologia, de Filosofia e Ciências Sociais, entre outros.

A UNICAMP realiza seu vestibular uma vez por ano, com as inscrições geralmente abertas em agosto, e com a primeira fase acontecendo em novembro, e a segunda em janeiro. Atualmente, são 3.340 vagas em 70 opções de curso.

ETH ZURICH - Swiss Federal Institute of Technology

10ª colocada pelo QS World University Rankings das melhores universidades do mundo, a suíça ETH foi criada em 1855 como Escola Politécnica Federal e tem um ex-aluno mundialmente conhecido: Albert Einstein.

Ela possui 16 departamentos que conduzem pesquisas acadêmicas em arquitetura e tecnologia, indo até a química, e sua principal língua é o alemão, embora o inglês seja mais usado nos cursos de mestrado e doutorado. Seus cursos de destaque estão nas áreas de Ciências Naturais, Engenharias e Matemática.

A universidade utiliza o método europeu chamado Bologna (29 países signatários do acordo se comprometeram a estabelecer um sistema de créditos transferíveis e acumuláveis). Não exige necessariamente um teste de proficiência, mas exige que o aluno tenha fluência no idioma alemão.

NTU - Nanyang Technology University

Com mais de 33 mil alunos inscritos em seus programas de graduação, a NTU de Cingapura tem uma reputação de alto desenvolvimento. Foi fundada em 1955, com um campus de 490 acres, considerado por muitos o mais bonito do mundo. Está dividida em oito faculdades e escolas de engenharia, ciências, humanidades, artes e ciências sociais.

A instituição é formada por quatro faculdades e 12 escolas. A Faculdade de Engenharia, com seis escolas, tem foco na inovação da tecnologia. A Faculdade de Ciência oferece cursos em ciências biológicas e iniciativas em ciência. A Escola de Negócios oferece programas de MBA, e a Faculdade de Humanas, Artes e Ciências Sociais tem cursos em arte, design e mídias digitais interativas.

Hong Kong University

Instituição de ensino superior mais antiga de Hong Kong, com mais de cem anos de história, ocupa a 26ª posição das mais respeitadas do mundo. 111 professores de seu corpo docente foram classificados como os melhores cientistas do mundo pela Thomson Reuters. Sua comunidade de estudantes é bastante diversificada, contando com mais de 9 mil estudantes de 96 países. Possui faculdades de artes, arquitetura, negócios, economia, engenharia, direito, entre outros.

Para ingressar na Hong Kong University, os alunos devem ter boa posição acadêmica com uma nota média acima de 70%, ter proficiência em inglês e realizar a inscrição on-line.

E você, já sabe o que quer estudar na faculdade e onde? Essas são apenas algumas das melhores colocadas nas avaliações, e servem como dicas para quem deseja se formar ou se especializar dentro e fora do país. Se ainda não se decidiu, nós te ajudamos dando algumas dicas sobre como saber qual faculdade escolher.

Aqui estudar é poder!

Seu sonho é estudar em uma boa universidade? Venha para o COC! Aqui estudar é poder realizar. Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para os seus estudos. Saiba mais aqui!