Realizado anualmente há cerca de 14 anos, o Enade costuma ser fonte de dúvidas para muitos estudantes. Afinal, qual seria a sua verdadeira função? E quem deve prestar esse exame? Para eliminar todos os seus questionamentos, organizamos uma pequena lista de informações importantes sobre a prova. Confira!

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conhecido popularmente como Enade, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Ministério da Educação, o exame é responsável pela avaliação do  rendimento dos alunos no sistema superior de ensino no Brasil. Seu objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem em diversos cursos de graduação, analisando a correta absorção dos conteúdos programáticos propostos em sua grade curricular.

Por isso, cuidado com a confusão: apesar de soar como um “segundo vestibular”, o Enade não visa avaliar o desempenho individual de cada estudante, mas sim a qualidade do curso por ele frequentado.

O exame é obrigatório?

A prova, aplicada pela primeira vez em 2004, é direcionada apenas aos estudantes que estão no primeiro e no último ano de um curso superior de áreas escolhidas. A participação dos alunos ingressantes selecionados e de todos os alunos concluintes convocados é considerada indispensável, sendo a presença necessária para a correta emissão do histórico escolar dos graduandos.

A inscrição dos estudantes habilitados a prestar o Enade é de responsabilidade da Instituição de Educação Superior (IES).

Quando ele é aplicado e quais áreas são avaliadas?

Anualmente, o Ministério da Educação é o responsável por definir as áreas de conhecimento propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão relacionado ao Sinaes.

O Enade apresenta uma periodicidade máxima trienal para cada área de conhecimento. Em 2018, por exemplo, o exame foi aplicado no dia 25 de novembro. Foram avaliados:

  • Cursos que oferecem diploma de bacharel em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo;
  • Cursos que oferecem o grau de tecnólogo em Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Quais são os instrumentos de avaliação do Enade?

O Enade abrange a aplicação de quatro instrumentos distintos. São eles:

  • Prova - realizada pelos estudantes em uma data pré-estabelecida, envolve uma parte sobre sua formação geral, com 10 questões no total, e outra com componentes específicos, relacionados à área de avaliação, com 30 questões;
  • Questionário do Estudante - levantamento de informações sobre as características e o perfil dos estudantes e de sua formação;
  • Questionário de Percepção da Prova -  levantamento de informações para verificar a percepção dos estudantes diante da prova;
  • Questionário do Coordenador do Curso - levantamento de informações sobre as características e perfil do coordenador do curso.

Quais as contribuições do Enade?

O Enade é capaz de originar referências e dados importantes para orientar ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos em seus mais diversos níveis, envolvendo o corpo docente e técnico, dirigentes e demais autoridades educacionais.

Os resultados podem, ainda, gerar índices de desempenho por instituição de ensino, como é o caso do IGC (Índice Geral de Cursos). Esse instrumento é formado a partir da média ponderada das notas correspondentes aos cursos de graduação e pós-graduação, originando um indicador único sobre a qualidade de ensino em uma Instituição.

O Enade é um importante instrumento para manter a qualidade das Instituições de Ensino Superior no Brasil e, principalmente, auxiliar na formação de profissionais preparados e capacitados para atuar no mercado de trabalho com respeito, ética e comprometimento.

Ainda tem dúvidas sobre o mundo acadêmico? Confira alguns posts que podem ser interessantes:

Como funciona o FIES?

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!