Manter a nossa saúde em dia para ter qualidade de vida é fundamental, certo? E um profissional que pode ajudar a manter tudo certinho é o nutricionista, que pode fazer um planejamento alimentar com todos os nutrientes que são necessários para se ter uma vida saudável, respeitando as características de cada pessoa. Os nutricionistas são profissionais da saúde, graduados em nutrição e que estudam os alimentos e os efeitos que eles produzem no corpo humano ao serem consumidos. 

Podem atuar em áreas como prescrição de dietas ou acompanhamento de atletas profissionais, prevenindo doenças e orientando para terem uma saúde melhor a partir da alimentação. Quer saber mais sobre o nutricionista? Acompanhe o texto!

O que faz um nutricionista?

O nutricionista faz planejamentos alimentares para as pessoas, partindo de um diagnóstico nutricional. Pode atuar em áreas como:

Nutrição clínica: é realizada individualmente e o profissional faz um diagnóstico nutricional. Assim pode elaborar uma dieta de acordo com as necessidades de cada paciente. O nutricionista analisará a saúde, os hábitos alimentares e o estilo de vida, além de realizar medições de peso, quantidade de gordura, massa muscular e altura. Também pode solicitar exames de sangue e urina para fazer uma análise mais completa.

Na consulta, o profissional faz algumas perguntas como parte de uma investigação, como o histórico familiar de doenças, quais são os hábitos alimentares, se o paciente pratica exercícios, como é a rotina no trabalho etc. Com essas informações, ele consegue especificar a dieta ideal para o paciente, podendo ser para melhorar a estética corporal ou por conta de algum problema de saúde, como obesidade, problemas cardíacos e diabetes.

Caso a pessoa esteja realizando um tratamento de saúde, em hospitais ou em casa, o nutricionista prescreve e adequa a dieta conforme a fase do tratamento. A combinação de alimentos interfere na nossa saúde, por isso o nutricionista orienta sobre o que deve ser evitado e o que é essencial consumir durante as refeições. Um nutricionista clínico pode trabalhar em hospitais, clínicas e consultórios ou até atender em domicílio.

Nutrição coletiva: diferente da nutrição clínica, o profissional dessa área atende um grupo de pessoas, podendo atuar em restaurantes ou refeitórios, montando o cardápio que será servido e acompanhando o preparo das refeições e a manipulação dos alimentos; ou na vigilância sanitária, fiscalizando locais que trabalham com alimentos, para garantir a qualidade e a segurança. Além disso, ele pode cuidar do estoque dos alimentos, orientando o melhor lugar para o armazenamento dos itens e verificando as condições do local e dos aparelhos usados, como geladeiras e estufas.

O nutricionista dessa área também avalia e seleciona os fornecedores, além de controlar as mercadorias, processo importante para saber a procedência dos alimentos. Em alguns casos, quando o preparo do cardápio é finalizado, o profissional recolhe e armazena uma amostra dos alimentos prontos. Caso tenha alguma reclamação, é feita uma análise da comida. 

Por isso, é importante ter conhecimento da legislação sobre a estocagem e o manuseio dos alimentos, para definir os procedimentos de acordo com a lei, por exemplo: determinar a temperatura das geladeiras, verificar os uniformes dos colaboradores, planejar o cronograma de limpeza dos equipamentos, controlar a estocagem dos alimentos etc. 

Nutrição esportiva: já a nutrição esportiva tem foco em pessoas que praticam alguma atividade física ou esporte, que querem melhorar o desempenho físico e garantir uma boa recuperação após os exercícios. O nutricionista pode realizar atendimentos individuais, conforme o objetivo do atleta e a atividade praticada, ou em grupo, como em academias ou times esportivos, para montar um cardápio ideal e atendê-los durante as competições.

Indústria de alimentos: o nutricionista que atua na indústria de alimentos controla a qualidade dos produtos e acompanha a produção, orientando os funcionários sobre a higiene e como cuidar dos alimentos. Além disso, ele também elabora as informações nutricionais que são impressas nas embalagens dos produtos alimentícios.

Marketing nutricional: nessa área, os nutricionistas fazem uma análise do produto, identificam o público-alvo e definem o caminho para mostrar ao consumidor qual a importância nutricional do produto. Por exemplo, enfatizar que o alimento é rico em fibras e/ou livre de sódio. Além disso, o profissional pode ajudar na elaboração de campanhas publicitárias e outros materiais informativos.

Pesquisa científica: fazendo pesquisas, o nutricionista desenvolve novos alimentos ou investiga os efeitos que um determinado produto causa no organismo humano. O trabalho pode ser feito em laboratórios, institutos de pesquisas, universidades e na indústria alimentícia.

São muitas as áreas em que um nutricionista pode atuar, não é mesmo? Agora você já sabe melhor o que esse profissional faz e que ele traz muitos benefícios para a nossa vida! Veja outros posts sobre profissões no blog do COC:

Guia de Profissão: O que faz um fonoaudiólogo?

Guia de Profissão: O que faz um profissional de Biomedicina?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!