O segundo semestre chegou, e com ele, também começa a época dos vestibulares. Em alguns meses as provas irão começar e ainda dá tempo de se aprofundar nas matérias em que você tem mais dificuldade. Mas isso não significa se debruçar sobre os livros o dia inteiro. Existem maneiras alternativas de estudo, que quando conciliadas com uma dose de dedicação, podem ser a salvação de muitos estudantes. Hoje trouxemos livros e filmes que podem te ajudar nessa trajetória tão importante. Confira:

Filmes

Os filmes são uma ótima maneira de conciliar o tempo de estudo com o momento de descanso. Existem inúmeras opções para maratonar e ficar atualizado sobre os assuntos que mais caem nos vestibulares. Veja algumas dicas:

Segunda Guerra Mundial

O Destino de uma Nação


O Destino de uma Nação (2017) aborda a Segunda Guerra Mundial de uma perspectiva política, ou seja, diferentemente da maioria dos longas, deixa a exposição da guerra em segundo plano e propõe a discussão estratégica que existe por trás dela. Por isso, ajuda a entender os aspectos fundamentais  para a derrota do Eixo. Por ser um assunto recente e que mudou definitivamente o rumo da sociedade moderna, é muito cobrado nos vestibulares.

Aquecimento global

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

?

Quer assunto mais abordado ultimamente do que o aquecimento global e a sociedade do consumo? Cowspiracy (2014) é um documentário muito interessante a respeito das relações humanas com o meio ambiente e com o consumo. É importante ter argumentos sólidos para discorrer sobre esse assunto, e você pode inclusive utilizar os dados apresentados no filme nas suas redações, de acordo com o tema proposto.

Visão socioeconômica do Brasil

Central do Brasil

?

Não é segredo algum que a desigualdade social é um grande problema associado  à realidade brasileira. Central do Brasil (1998), nome da principal estação de trens metropolitanos  do Rio de Janeiro, retrata bem as dificuldades sociais e econômicas do país. É relevante para saber analisar e criticar o que acontece no Brasil, as mudanças sociais e o que molda o dia a dia da população.

Tráfico negreiro e escravidão

Amistad

?

A escravidão costuma ser um tema frequente no Enem e no vestibular. Estima-se que somente no Brasil, cerca de 3 a 5 milhões de africanos tenham sido explorados e escravizados. No mundo todo, acredita-se que teriam sido mais de 10 milhões. Amistad (1997), apesar de não falar sobre o nosso país, retrata a longa trajetória dos escravos durante a época das colonizações.

Livros

Ao contrário do que muita gente imagina, existem diversas opções para quem deseja procurar outros caminhos além dos métodos tradicionais de estudo, inclusive best sellers. Confira mais algumas opções que podem te ajudar a enfrentar os principais vestibulares e o Enem:

1808 – Laurentino Gomes

Capa 1808 - Laurentino Gomes

A história do Brasil aparece em peso em praticamente todos os vestibulares do país. É essencial que o aluno tenha noção de todos os períodos da nossa história. O livro “1808” fala de uma forma divertida sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, após as ameaças da invasão Napoleônica. Além de entreter, o livro ajuda muito a entender o processo de desenvolvimento do país.

As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano

Capa As Veias Abertas da América Latina

A exploração desenfreada das colônias e dos países latino-americanos é retratada nesse livro de Eduardo Galeano. “As veias abertas da América Latina” apresenta uma abordagem interessante para refletir a respeito dos reflexos que o passado tem sobre a atualidade.

A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta – Michel Vovelle

Capa A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta

O Iluminismo e a Revolução Francesa foram eventos históricos fundamentais para a formação de diversos acontecimentos e ideais. Esse livro aborda os fatos dessa época de maneira lúdica, o que torna ainda mais simples de entender todo o processo.

A Era dos Extremos – Eric Hobsbawm

Capa A era dos extremos - Eduardo Gaelano

Entender os períodos de guerras e os acontecimentos que as antecederam nunca foi tão fácil. “A Era dos Extremos”  pode ajudar a reconhecer e aprender sobre as mudanças do século 20 que ainda estão presentes nos dias atuais. Além de retratar temas relevantes para o vestibular, é um livro escrito a partir de relatos de quem viveu aquela época.

Junto com a preparação para o vestibular, surge a dúvida sobre qual faculdade escolher, e apesar de parecer uma missão difícil, é possível encontrar todas as respostas que os estudantes procuram, mesmo que leve um tempo. Vença a preguiça, prepare-se e conquiste o sonho de ser um universitário. Se for o caso, organize um cronograma de estudos para te ajudar e boa sorte!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.