Uma grande dificuldade dos estudantes na época pré-vestibular é manter o ritmo durante as férias. O período traz sentimentos diversos: inspira uns a estudarem mais e faz outros desejarem descansar o tempo todo. A boa notícia é que você não precisa se agarrar a nenhum dos dois: dá para conciliar estudos e descanso numa boa! Siga as dicas do COC:

Adapte o cronograma de estudos

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

O primeiro passo é adaptar seucronograma de estudos. É possível reduzir um pouco as horas diárias de estudo e concentrá-las nos períodos em que você mais rende, deixando o resto do dia livre para dormir ou fazer uma caminhada, por exemplo. Essas alterações devem ser pensadas de acordo com o seu gosto pessoal, baseando-se nos seus próprios limites e preferências.

Aposte nas revisões

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

A época de férias é uma boa oportunidade para voltar àqueles temas que você não conseguiu entender totalmente durante o semestre. Faça revisões dos conteúdos em que teve um pouco de dificuldade e aposte nos exercícios para fixar o aprendizado. Tome cuidado para não se desesperar e sair por aí revisando tudo o que já estudou, guiando-se pelo medo e pela insegurança. O ideal é escolher estrategicamente e focar naquilo de que mais precisa.  

Diversifique os estudos

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

Durante as férias, varie a maneira de estudar, optando por filmes, podcasts e outros formatos de conteúdo que também trabalhem os temas discutidos em sala de aula. Aproveite também para ler as obras literárias pedidas pelos principais vestibulares. Além dos títulos obrigatórios, há uma variedade de outros livros que podem te ajudar a estar mais preparado para as provas do final do ano.

Refaça provas antigas

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

Uma estratégia interessante é separar algumas horas do cronograma para refazer provas antigas, seja do Enem ou de vestibulares aos quais está se candidatando. Assim é possível encontrar padrões que te permitam conhecer o estilo de cada exame, sabendo o que eles tendem a cobrar todos os anos. Aproveite também para anotar as questões em que teve mais dificuldade e depois levar as dúvidas para a sala de aula.  

Tire uma folga

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

Enxergue os momentos de descanso durante as férias como parte essencial da preparação para os vestibulares. Não se culpe por tirar algum tempo somente para você e não procure estudar demais, negligenciando a diversão e o repouso. Saiba que um bom uso dessa época pode fazer uma grande diferença, deixando sua mente mais descansada para a volta às aulas. 

Não exagere

5 maneiras de conciliar descanso com os estudos

O fato de haver uma flexibilidade na preparação também não quer dizer que você deva meter o pé na jaca e sair o tempo todo, esquecendo-se de estudar. Isso só leva a desperdiçar dias livres importantes, te deixando exausto e sem motivação para manter o foco quando o semestre recomeçar. O segredo é prezar pelo equilíbrio, possibilitando os seus momentos de descontração sem atrapalhar todo o cronograma. Lembre-se dos seus objetivos e concentre-se neles!

Que tal aproveitar as férias para estudar com a gente? Confira alguns conteúdos que vão te ajudar com temas importantes para os vestibulares:

Entenda o conflito na Síria

Como e quando usar crases

Você passaria neste teste de geografia?

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.